PUB

Cultura

Festival Baía das Gatas vai ter câmaras de videovigilância 

A polícia nacional vai ter câmaras de videovigilância montadas no recinto do Festival Baía das Gatas, em São Vicente, para monitorizar as movimentações. 

A informação foi avançada à imprensa pelo comandante Regional da Polícia Nacional (PN),  João Santos, em São Vicente.

Segundo o mesmo, a corporação terá câmaras de vigilância, pela primeira vez, na Baía das Gatas, além de cerca de 150 efectivos para acompanhar o festival.

As câmaras serão monitorizadas por quatro elementos fixados na Baía das Gatas e outra também de quatro elementos para videovigilância no Centro de Comando da PN.

“Vamos ter na Baía das Gatas uma equipa específica para monitorar as câmaras da Baía. Teremos aqui também uma equipa que terá por missão monitorar as câmaras que estão conexas à Baía das Gatas, as que fazem o acompanhamento à saída, e mesmo algumas daquelas da Baía ”, esclareceu. 

Grande adesão

Esse responsável acredita que haverá uma adesão enorme de público à Baía das Gatas.

No total serão destacados entre 100 a 150 elementos da PN para o festival, mas, como disse, “o número pode oscilar em função das necessidades”. Também,  a Polícia de Trânsito estará em “mobilidade contínua”, em função dessas necessidades.

“Teremos equipas de trânsito na estrada toda, fixas e móveis, em motards e em viaturas, devidamente assinaladas para as acompanhar. Da mesma forma, estaremos equipadas com os nossos alcoolímetros para medir o teor de álcool no sangue, principalmente dos condutores, mas os peões na via pública sujeitam-se a serem apanhados com esta medida”.

Segundo o mesmo, haverá um posto de serviço da PN na Baía das Gatas para receber as denúncias, e toda a Brigada de Investigação Criminal estará no festival que terá ainda viaturas fixas e a patrulhar, pessoal apeado, junto à praia, ou à paisana, disfarçado no meio da multidão para actuar em caso de alguma ilicitude.

“Vamos trabalhar em conexão com a fiscalização da Câmara Municipal de São Vicente, com os bombeiros municipais, com a Cruz Vermelha, e com a Polícia Militar partilhando as missões onde seja necessário e possível”, garantiu.

Plano operacional

O plano operacional, disse, engloba a cidade do Mindelo e a Baía das Gatas, pelo que Mindelo “não estará desguarnecida”.

 “As fronteiras marítimas e aéreas estarão cobertas com os seus efectivos e a guarda fiscal estará no seu território a trabalhar”, garantiu. 

João Santos recomenda aos peões que transitem sempre pela berma da estrada, e sempre de frente para as viaturas, para terem garantias de segurança.

Já aos condutores pediu para que façam o uso da estrada “da melhor forma”, que garantam que os passageiros estejam a viajar com a “segurança desejada”, e “nunca exceder o limite de passageiros por cada viatura”.

Apelou, igualmente, para que evitem o “excesso de velocidade e manobras perigosas, como ultrapassagens, inversão de marcha ou marcha atrás que poderão perturbar a circulação de veículos”.

O festival arranca esta sexta-feira, 12, de volta ao seu recinto habitual, depois de uma ausência de dois anos devido à pandemia.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top