PUB

Destaques

Destaques da edição 782 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

EMPROFAC com resultados líquidos negativos pela primeira vez
Queimados mais de 250 mil contos em medicamentos fora de prazo
Os resultados líquidos da EMPROFAC decreceram 137% face ao exercício anterior, fundamentalmente por causa inutilização (queima de medicamentos com prazos de validade expirados) e ajustamentos nos inventários, registados em 2021. Pela primeira vez, desde 1979, a empresa opera no “vermelho”. A covid-19 e a má gestão no stock dos medicamentos estão entre as razões desse rombo histórico. O Estado, para variar, é o maior devedor da EMPROFAC nem sempre pagando, a tempo, os seus compromissos.

OE 2023
DNRE em vias de extinção
Criticado pelo seu despesismo, o Governo vê-se obrigado, agora, a reduzir as despesas correntes e conter de melhor maneira os riscos orçamentais. É nesse sentido que, em 2023, será criada uma agência (ou uma autoridade tributária) para proporcionar um “salto qualitativo” na arrecadação de receitas fiscais. Essa nova entidade, indicada pelo FMI e Banco Mundial, deve ditar o fim da DNRE. A ideia é impedir um certo “dirigismo” político em matéria relacionada com a fiscalidade.

Simone Spencer
Procurar soluções africanas para problemas de África
Limitless” é um podcast produzido pela agência TRUE África e apresentado em português pela cabo-verdiana Simone Spencer, que aborda temas pertinentes à realidade do nosso continente, com a proposta de encontrar soluções africanas para os problemas africanos.

Rescaldo manifestação
Petição quer cassação do mandato do Deputado Damião Medina
Está a decorrer uma petição pública, na Internet, dirigida ao presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, a pedir a cassação do mandato do deputado do MpD, Damião Medina, que foi julgado e condenado por VBG (Violência baseada no Género). 

Políticos e figuras públicas
Apesar de reduzidas, aproveitam as férias para pôr a leitura em dia
Apesar da crise, contenção dos gastos e de vários outros problemas que afectam Cabo Verde e o mundo, há quem tente tirar uns dias para repousar, estar com a família e pôr a leitura em dia. A NAÇÃO ouviu várias figuras públicas – de políticos a artistas, passando por empresários – sobre as suas férias e leituras. Como não podia deixar de ser, os gostos são dos mais diversos. De romances a ensaios, passando pelos chamados livros técnicos e de auto-estima, há quase de tudo.  

 Esta Edição nº.  782, do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, ainda, as Opiniões de: Adelino Delgado, Jorge Morbey, Luís Kandjimbo e Pedro  Ribeiro; assim como, a Coluna de Marciano Moreira

PUB

PUB

PUB

To Top