PUB

Cultura

José Luís Semedo da Silva: “O Tal Poeta” na sua “Kaminhada”

José Luís Semedo da Silva é “O Tal Poeta”, pseudónimo de um jovem escritor que o concelho de Santa Cruz, Santiago, viu nascer e ganhar o amor pela literatura e escrita de poemas românticos e não só. “Nha Kaminhada” é o nome do primeiro livro daquela que ele pensa ser, no futuro, parte da sua “obra literária”. 

“Antes, eu simplesmente escrevia frases românticas de alguns autores que encontrava na internet, porque gosto de romantismo, e foi bom ter feito este exercício. Mas o meu primeiro passo no mundo da poesia foi em Dezembro de 2011 com um poema sobre a Sida, que fiz numa disciplina na escola”, começa por dizer quando desafiado pela A NAÇÃO a contar a sua trajectória.

 “Depois de fazer o meu primeiro poema, senti motivação para escrever as minhas próprias frases e até fiz um poema sobre a minha trajectória no ensino secundário e declamei pela primeira vez num palco, durante a cerimónia de imposição de fitas”.

“Nha Kaminhada”, o primeiro livro de poemas 

Hoje, com os tempos do liceu apenas nas memórias e nos poemas, aos seus 27 anos, José Luís da Silva é técnico de multimédia, sem contudo deixar a literatura de lado. Já tem um livro de poemas no mercado, “Nha Kaminhada”. 

 “Tenho muitos poemas desde que comecei a escrever, mas tive de fazer uma escolha minuciosa e com calma para ter no livro poemas que avalio ter a qualidade para que o público pudesse gostar e sentir bem ao ler”.

Uma obra que foi bem aceite, tanto em Santa Cruz de Santiago como em outras paragens a nível nacional. 

“Em oito meses vendemos aproximadamente 300 livros num total de 500. Os que já compraram o livro têm-me dado um feedback muito positivo. Recomendam o livro para as demais pessoas e até alguns rapazes já estão a usar alguns dos meus poemas românticos para encantar as meninas”, diz aos risos.

Um segundo livro a caminho?

Sem avançar uma data concreta para a publicação do seu segundo livro, José Luís da Silva já tem em mente esse próximo projecto. 

“Não posso ainda dizer o momento certo, porque quero que o meu primeiro livro faça a sua própria ‘Kaminhada’ e chegue muito mais longe. Então, quando chegar o momento certo, poderei ter em mãos a segunda obra”, admite.  

Literatura e outros talentos

José Luís da Silva considera que ser jovem escritor em Cabo Verde “é algo normal e que não me ilude muito”, mesmo estando convicto de que “não é fácil viver somente do fruto do nosso trabalho, que é a venda dos livros”. 

“Ainda temos muito trabalho a fazer para que possamos convencer o público de que o livro é algo necessário no dia- a-dia e que só temos a ganhar com ele”, ressalva.

Além do amor pelos livros e a escrita de poemas, “O Tal Poeta” demonstra ter outros talentos, nomeadamente pelo atletismo e pela fotografia que juntos se alinham perfeitamente, segundo ele.

“Todos eles estão interligados e sempre faço maneiras de tê-los juntos onde quer que esteja. Quando estou a correr fico a pensar em algum título interessante para o poema, quando estou a escrever terei de pensar em como retratar o poema em imagem numa fotografia, quando estou a fotografar sempre tento ver que imagem posso conseguir sobre algum tema que escrevi”, conclui. 

Tiana Silva 

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 783, de 01 de Setembro de 2022

PUB

PUB

PUB

To Top