PUB

Destaques

Destaques da edição 785 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Autoridade da Concorrência
Emanuel Barbosa vai presidir nova agência reguladora
Emanuel Barbosa, destacado deputado do MpD, partido que sustenta o Governo, vai presidir o Conselho de Administração da recém-criada Autoridade da Concorrência. Uma escolha controversa, dado que o próprio diploma que cria essa nova entidade estabelece como requisitos para a nomeação dos seus membros é o da “independência” e da “competência” reconhecidas.

Auditoria da ARAP

Mais de 80 % dos contratos da Câmara da Praia foram por ajuste directo

Mais de 80 por cento dos contratos que a Câmara Municipal da Praia celebrou com adjudicatários durante o ano de 2021 foram feitos por ajuste directo. Uma auditoria da ARAP encontrou várias inconformidades nos procedimentos de contratação pública dessa edilidade. Francisco Carvalho considera, contudo, que o processo ainda não está encerrado.

Depreciação do euro face ao dólar
BCV obrigado a aumentar taxas de juro
Com o aumento das taxas de juro na Zona Euro e a desvalorização do euro face ao dólar, o Banco de Cabo Verde está obrigado a rever a sua política monetária devido ao PEG que mantém com a moeda europeia e, consequentemente, aumentar as taxas de juro de referência. Com essas duas situações, o Governo terá, por seu turno, que criar almofadas para impedir que a inflação importada não afete ainda mais o rendimento das famílias.

Docente alerta
Proibição de falar o crioulo não é eficiente para a aprendizagem do português
A professora universitária Elvira Reis posiciona-se contra o facto de a Escola Portuguesa de Cabo Verde proibir ou desincentivar o uso do crioulo fora da sala de aula, entre os alunos, dentro da escola. Em entrevista ao A NAÇÃO, a mesma adverte que isso não é “eficiente” para a aprendizagem do português, como também inibe a criatividade e condiciona o desenvolvimento cognitivo das crianças. Nesse sentido, insta o Estado a defender os direitos humanos linguísticos.

Complexo Turístico “Djeu”
Macau Legend Development, de David Chow, à beira da falência
A empresa fundada por David Chow, que detém o investimento do complexo “Djeu”, na cidade da Praia, está à beira do colapso financeiro. Não consegue pagar dois empréstimos aos bancos Luso e CMB Wing Lung, o que poderá ditar, a qualquer momento, a sua falência. Mais difícil se torna cada vez mais a concretização do complexo da Gamboa.

 Encontra, também, nesta Edição nº.  785do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, as Opiniões de: Adriano Lima Miranda, Carlos Carvalho e Pedro Ribeiro.

PUB

PUB

PUB

To Top