PUB

Destaques

Destaques da edição 788 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Situação da justiça com números medonhos
Mais de 400 crimes de homicídio
Os dados Ministério Público sobre a situação da criminalidade em Cabo Verde indicam um aumento de processos-crime na ordem dos 31% em 2021/2022, comparativamente com o ano judicial anterior. Os homicídios foram acima de 400 processos-crime registados, os crimes sexuais aumentaram 68,3% e os processos-crime contra a propriedade (furtos e roubos) 56,6%. O criminalista João Santos diz que os números são “absolutamente medonhos”. 

Economia
Com dívidas ao fisco, Khym Negoce recebe avales de 100 mil contos do Governo
O Governo concedeu dois avales, no total de 100 mil contos, ao Grupo Khym Negoce, junto à banca. A decisão, justifica o Executivo, insere-se no Plano de Retoma da Economia Pós-Covid, argumentando que a empresa cumpre os “requisitos de elegibilidade”. Porém, ao que A NAÇÃO apurou, esse Grupo deve mais de 200 mil contos ao fisco, além de estar em conflito aberto com o MCIC por causa da demolição do antigo edifício da Luso-Africana, no Platô, considerado património histórico por esse ministério.

MpD
Fala-se de “intimidação” na família ventoinha
Contrariamente ao que muitos vaticinavam, Luís Carlos Silva foi eleito com uma esmagadora maioria para o cargo de secretário-geral do MpD, na reunião da Direcção Nacional desse partido, no passado fim-de-semana. Mas, mesmo assim, há quem considere que esse resultado espelha um clima de medo e intimidação no seio da família ventoinha e que Ulisses “não saiu reforçado” dessa reunião. Orlando Dias, por seu turno, não desarma.

Câmara da Praia
MpD acusa Francisco Carvalho de gastos exorbitantes
O balancete do primeiro semestre da Câmara Municipal da Praia (CMP) revela, segundo os eleitos municipais do MpD, uma certa atitude “despesista” do edil Francisco Carvalho, acusado de ter quase que triplicado as despesas de funcionamento do seu gabinete e de fazer gastos “exorbitantes” nas suas deslocações ao exterior. João Cabral, líder da bancada ventoinha, afirma-se preocupado com as “ilegalidades” que vêm sendo cometidas por Carvalho. 

Rogério Pimentel, criador da “Recicleta”
Trinta minutos de alegria com bicicletas recicladas
Rogério dos Reis Pimentel é um amante do ciclismo que, através do projecto “Recicleta”, tem reunido bicicletas usadas, danificadas e peças descartadas para reciclar e proporcionar momentos de alegria a crianças da localidade de Palmeira, na ilha do Sal. Conta actualmente com cerca de 16 bicicletas, que voluntariamente leva à Praça Central para que as crianças possam brincar e aprender.

Encontra, também, nesta Edição nº.  788do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, as Opiniões de: Adilson Neto e Luís Kandjimbo; a par da Coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top