PUB

Cultura

Praia: X Encontro de Escritores de Língua Portuguesa arranca hoje

Arranca na tarde desta quinta-feira,6, na cidade da Praia, o X Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), este ano sob o tema “Insularidade Universalidade na Literatura”. O evento, que decorre até sábado,8, reúne escritores e investigadores de todos os países da lusofonia.

O encontro que acontece pela quinta vez em Cabo Verde, é realizado pela Câmara Municipal da Praia (CMP), em parceria com a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), a Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL), a Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA) e a Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia (EMEP).

Na altura da apresentação do programa, o vereador da Cultura e Economia Criativa da CMP, Jorge Garcia, avançou que o X Encontro pretende contribuir para o diálogo e o enriquecimento recíproco, entre os escritores cabo-verdianos e as diferentes literaturas de expressão em Língua Portuguesa.

Temas em debate

Durante os três dias de actividades, os presentes vão abordar temas relevantes, nomeadamente, “Literatura, insularidade e universalidade”, “Literatura e Sociedade – Inclusão e Património”, “Vozes Femininas na Literatura – Insularidade e Universalidade”, “Políticas e temáticas da literatura Contemporânea e Lusófona”, entre outros.

O encontro será palco, igualmente, da divulgação do prémio de revelação literária UCCLA – Câmara Municipal de Lisboa, com apresentação de duas obras premiadas em 2022 – a “Caligrafia”, poesia de Alexandre Assine e “Três dias em Fevereiro”, romance de Ricardo Ferreira de Almeida.

À margem deste encontro, acontecem outras actividades, desde visitas a escolas, Feira do livro, apresentação de revista “Novas Letras: Homenagens a Oswaldo Osório, Teobaldo Virgínio, Dina Salústio e Manuel Lopes”.

Escritores do X Encontro

Augusta Teixeira, Fátima Fernandes, Manuel Veiga, Hermínia Curado, Elisangela Rocha, Daniel Medina, Dina Salústio, Vera Duarte, Andreia Mosso, João Lopes Filho, Madalena Neves, Manuel Brito Semedo, Germano Almeida, Jorge Carlos Fonseca e José Luís Tavares são os escritores cabo-verdianos para o encontro.

A nível internacional constam nomes como: José Eduardo Agualusa e Lopito Feijó (Angola); Alexandre Assine e Domício Proença Filho (participação online -Brasil); Tony Tcheca (Guiné Bissau), Sheilla Kan e Ungulani Baba Kossa e Mia Couto (Moçambique); Ricardo de Almeida, Inês Barata Rapouso e Valter Hugo Mãe (Portugal), Inocência Mata (São Tomé e Príncipe); e Luís Cardoso (Timor-Leste).

Abertura na Unipiaget

A abertura do X Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP) acontece hoje, às 15 horas, na Universidade Jean Piaget, em Palmarejo Grande.

O acto será presidido pelo Presidente da Câmara Municipal da Praia(CMP), Francisco Carvalho, e pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, na presença do Presidente da Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia (EMEP), Victor Coutinho, Presidente da Academia Cabo-Verdiana de Letras (ACL), Daniel Medina e o Secretário-Geral da União das Cidades Capitais de Língua portuguesa (UCCLA), Vitor Ramalho.

PUB

PUB

PUB

To Top