PUB

Sociedade

Dia Mundial da Alimentação: Efeméride assinalada num cenário “bastante crítico” em Cabo Verde e no mundo

Assinala-se hoje, o Dia Mundial da Alimentação. Este ano, a efeméride é celebrada num cenário “bastante crítico”, tendo em conta as crises que assolam o mundo, as tensões internacionais e as mudanças climáticas com impactos negativos na segurança alimentar e nutricional. Em Cabo Verde, cerca de 46 mil famílias encontram-se em situação de insegurança alimentar.

Em Cabo Verde a situação não é menos dramática já que, conforme avançou a responsável do Serviço Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN), Rosa Semedo, citada pela Inforpress, os últimos dados de Julho e Agosto indicam que cerca de 46 mil famílias estavam em situação de insegurança alimentar.

“Cabo Verde, nos anos anteriores, tinha uma avaliação positiva da situação da segurança alimentar, mas com a pandemia a situação veio a agravar-se e de acordo com os últimos dados que temos, de 2022, a situação do estado da segurança alimentar, que é avaliado através do quadro harmonizado da segurança alimentar, mostra que nos meses de Julho e Agosto cerca de 9.5% da população estava em situação de crise alimentar que corresponde a 46 mil pessoas”, disse Rosa Semedo.

Para esta responsável, a situação registada tem muito a ver com o aumento dos preços dos alimentos de primeira necessidade devido à pandemia da covid-19, à guerra na Ucrânia e à severa seca que afectou o país nos últimos cinco anos, dificultando assim o acesso aos produtos.

Rosa Semedo notou que, com o aumento dos preços dos produtos, o poder de compra ficou reduzido, pelo que considerou que “é preciso fazer uma sensibilização sobre os desperdícios alimentares, mas também investimentos em termos de produção e consumo locais”.

As medidas “nunca são suficientes”

O Governo implementou medidas para minimizar o impacto dessas crises, destacando-se, entre elas, a compensação às empresas que importam alimentos para que o preço no mercado não aumentasse em 2020.

No entanto, Rosa Semedo reconheceu que as medidas nunca são suficientes para eliminar a insegurança alimentar, isto porque, segundo justificou, Cabo Verde continua a ter famílias em situação de vulnerabilidade. Nesse sentido, apelou a que se evite desperdícios, a adoção de uma dieta mais saudável e não poluição do ambiente.

Entre os desafios da segurança alimentar em Cabo Verde, aquela responsável destacou a produção a nível nacional, visando reduzir a dependência da importação, a promoção da educação alimentar e nutricional e o aumento do nível de rendimento das famílias.

Inquérito sobre vulnerabilidade alimentar em Novembro

Para o melhor conhecimento da real situação das famílias cabo-verdianas em matéria de segurança alimentar, a secretaria executiva do Serviço Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN) anunciou que o inquérito anual sobre a vulnerabilidade alimentar e nutricional das famílias cabo-verdianas será realizado de 1 a 20 de Novembro próximo, a nível nacional.

“Este ano, em Novembro, estamos a preparar um inquérito nacional sobre a vulnerabilidade alimentar e nutricional das famílias. Este inquérito vai ser financiado pelo Banco Mundial e está a ser conduzido pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, em parceria com o Instituto Nacional de Estatística e o Ministério da Saúde”, avançou.

O referido inquérito, irá avaliar a situação das famílias, o consumo alimentar dos cabo-verdianos, a situação nutricional das crianças menores de cinco anos e a situação nutricional das mulheres em idade reprodutiva, adiantou.

Situação das mulheres em idade reprodutiva

“Pela primeira vez, vamos avaliar a situação das mulheres em idade reprodutiva e a prevalência do excesso de peso e obesidade. Temos o indicador que é muito importante para as doenças crónicas não transmissíveis e esperamos contar com a colaboração de todos”, reforçou.

Sendo assim, de 1 a 20 de Novembro, mais de uma centena de técnicos que foram contratados para trabalhar neste inquérito estarão em todos os municípios, com todas as condições logísticas já criadas, garante.

Efeméride

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de Outubro em diversas partes do mundo. A data foi implementada para alertar sobre a importância da alimentação saudável, acessível e de qualidade, chamada de “Segurança Alimentar e Nutricional”.

A efeméride foi criada para assinalar a fundação da “Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação” (FAO-Food and Agriculture Organization), fundada em 1945.

O seu principal objectivo é elevar os níveis de nutrição mundiais. Estabelecido pela ONU em 1979, o Dia Mundial da Alimentação ocorre em mais de 150 países no mundo, desde 1981.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top