PUB

Cultura

Toru surpreende com novo registo musical: Cabo Verde “ka sta dreto”

O artista Toru surpreendeu estes dias os fãs com um novo registo musical, mais interventivo, num estilo bem diferente do habitual. “Ka Sta Dreto” é o mais recente hit do cantor em que chama atenção para o estado das coisas em Cabo Verde. O artista critica o salário mínimo, a prisão de Amadeu Oliveira, o parlamento cabo-verdiano, as leis ultrapassadas, a fome, as desigualdades sociais e vários outros pontos sobre o estado do país.

Conhecido pela ostentação de dinheiro e ouro nos videoclipes, o cantor Toru tem música e videoclipe novos, num registo completamente diferente.

Desta vez a ostentação passou longe e o mesmo aparece num registo e mensagem consciente, bem diferente.

Desta vez o artista critica duramente, na nova música, “Ka Sta Dreto”, o estado das coisas em Cabo Verde, a começar pelo salário mínimo.

Carros de 10 mil contos

Em jeito de comparação, Toru mostra a discrepância entre o salário mínimo nacional e carros de dez mil contos usados pela comitiva governamental.

“Salário mínimo de 13 mil escudos é duro demais, enquanto usam |o Governo| carros de dez mil contos”, pode-se ouvir na letra de “Ka Sta Dreto” que de seguida critica a “palhaçada no parlamento”, nas palavras do cantor.

Herança colonial, leis e desenvolvimento

Na música ainda é possível identificar críticas à burocracia das instituições “sistema ka sta”, à corrução, ao desaparecimento de pessoas, “sem respostas”, a prisão de Amadeu Oliveira, criminalidade, falta de conectividade entre as ilhas, o colonialismo e às Leis do país.

“As Leis de Cabo Verde são copy paste de colónios… Temos várias estátuas de colonizadores e continuamos a virar às costas aos nossos irmãos africanos”, chamando-os de “mandjacos”, continua a letra da música.

“Cabo Verde não está bem”

Neste mais recente sucesso de Toru, o artista aponta que Cabo Verde não está bem, como uma democracia “sem liberdade de expressão” e uma independência ainda “em meio a opressão”.

São problemas que fazem com que o artista, pelo menos na letra, não aceite Cabo Verde como um país de desenvolvimento médio.

Para finalizar não poupou críticas aos colegas de profissão que, como diz na letra, ficam calados atrás de cachê, enquanto o povo passa mal, até porque ele prefere “morrer pela verdade”, sem precisar de festivais e shows promovidos com “o dinheiro do povo”.

O vídeoclip de “Ka Sta Dreto” foi lançado na sexta-feira, 21, e já tem mais de 30 mil visualizações no Youtube.

PUB

PUB

PUB

To Top