PUB

Destaques

Destaques da edição 791 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Banco Mundial
Nomeação de Harold gera mal-estar no MpD
A escolha de Harold Tavares, actual director do gabinete do primeiro-ministro, para representar Cabo Verde como administrador do Banco Mundial, está a gerar mal-estar entre sectores do MpD e no próprio Governo. Até há pouco tempo, um “ilustre desconhecido”, esse jovem quadro conseguiu ultrapassar veteranos como Óscar Santos, António Moreira e Gilberto Barros, na corrida àquele cobiçado cargo em Washington.

Morte de Zezito Denti d’Oru
Excesso de legítima defesa também é crime
A legítima defesa dos agentes da Polícia Judiciária (PJ) que executaram Zezito Denti d’Oru pode ter sido “forjada” pelo Ministério Público, “para proteger” os elementos daquela polícia envolvidos no “homicídio” daquele cidadão e uma alta figura do Estado. Este é o sentimento dos familiares do malogrado. Pelas descrições feitas no documento de arquivamento, há sinais de um “excesso de legítima defesa”, por parte dos agentes da PJ, o que é crime.

Direito de resposta
Tribunal de Contas e o Mercado do Côco

Santo Antão
Médica cubana cria projecto para diagnosticar casos de cancro
A médica cubana Aymee Luna, especialista em imagiologia, criou, há cinco meses, em Santo Antão, o projecto de prevenção e pesquisa de cancro “Oncomédica”. Trata-se de um espaço médico que pretende ajudar os santantonenses na prevenção e diagnóstico precoce de doenças oncológicas. O projeto é uma homenagem à mãe da médica, falecida com cancro de mama, e a todas as vítimas do cancro.

Praia
Adulto e criança de dois anos baleados na Achada Mato
Um homem de 36 anos e uma criança de dois anos foram baleados no início da noite de terça-feira, na Achada Mato, Cidade da Praia. Ambos estão hospitalizados. O atentado foi perpetrado por um grupo de três indivíduos, tendo um deles morrido, na sequência de uma troca de tiros com agentes da Polícia Nacional. 

Documentário
A fome de 47 em discurso directo
Artemisa Ferreira levou cerca de seis anos a produzir, com recursos próprios, o documentário “Os 47´s”, que aborda o drama da fome em Cabo Verde na década de 1940. “Os 47´s”, que teve sua estreia na Praia, no passado dia 14, vai agora participar de um festival de cinema no Brasil. 

Auditório Nacional
Um espetáculo para viver e sentir Orlando Pantera
O músico e compositor Orlando Barreto “Pantera”, falecido, aos 33 anos, em 2001, ganha agora “vida” e “memória”, num espectáculo de Clara Andermatt e João Lucas. A peça, que cruza a música e a dança, estreia esta sexta (28) e sábado (29), no Auditório Nacional. Em exclusivo ao A NAÇÃO estes dois profissionais das artes recordam Pantera, com quem conviveram enquanto artista e amigo, com o fascínio próprio com que se olha para grandes mestres.  

Encontra, também, nesta Edição nº.  791do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, as Opiniões de: Billy Brito, César Garcia, Germano Almeida e Luís Kandjimbo; a par da Coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top