PUB

Destaques

Destaques da edição 793 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Reviravolta no caso Zezito Denti d’Oru
Paulo Rocha e inspectores da PJ quase arguidos
O advogado Félix Cardoso vai avançar com uma ACP para reagir ao arquivamento do processo relacionado com a morte violenta de Zezito Denti d’Oru. Com esta acção, os inspectores da PJ e o ministro Paulo Rocha, envolvidos nesse alegado crime de homicídio, serão constituídos arguidos.

Trabalhadores do extinto IAO clamam salários e subvenções ao Governo
Os trabalhadores do Instituto da África Ocidental para a Integração Regional e Transformações Sociais (IAO), extinto em Julho deste ano, continuam a aguardar do Governo, a subvenção referente ao ano de 2021 e primeiro semestre de 2022, num valor que ultrapassa os 8 mil contos. Alegam, para além de salários em atraso entre Agosto de 2020 e Junho de 2022, uma situação delicada para a ex-directora geral, com dificuldades para regressar ao seu país.

 OE 2023
Governo fez “rebasing” para baixar rácio da dívida pública face ao PIB
O OE2023 não traz medidas concretas para travar o empobrecimento generalizado e relativamente acentuado dos cabo-verdianos pela perda de poder de compra de salários e pensões. O Governo fez, no entanto, uma “criatividade”, no sentido de rever para baixo o rácio da dívida pública face ao PIB. Por outro lado, as despesas com o serviço da dívida igualam o somatório dos valores previstos, nesta proposta de Orçamento, para a Educação, Saúde, Habitação e Desenvolvimento Urbanístico e Proteção Ambiental.

Sociedade
Provedor da Praia vira associação cívica
O Provedor da Praia, página administrada por João Benício Cardoso, no Facebook, é agora uma associação com personalidade jurídica. Com mais colaboradores, a ideia é “continuar” a zelar por uma cidade mais funcional e acolhedora, alertando a quem de direito para os diversos problemas que preocupam os cidadãos. Poluição sonora e insegurança pública estão entre os casos mais denunciados pela página criada em 2016.

 José Maria Neves
Um ano intenso, com vetos e muitas viagens
José Maria Neves, presidente da República de Cabo Verde, completou esta quarta-feira, 9, o seu primeiro ano de mandato. Desde que tomou posse tem-se mostrado activo, não só no “diálogo” prometido em prol do país, como também no posicionamento em relação a dossiês importantes para a sociedade. Com alguns vetos pelo meio, este foi um ano intenso de mandato, com muitas viagens, também.

 Modelos cabo-verdianos destacam-se nas passarelas internacionais
Érica Lima e Wedmarley Cardoso são dois nomes que se têm destacado nas passarelles internacionais. Os modelos, de Santo Antão e de Santiago, respectivamente, estrearam-se em Outubro, em Portugal, para o competitivo mercado da moda. Dados os primeiros passos, ambos ambicionam conquistar novos mercados e elevar o nome de Cabo Verde.

Encontra, também, nesta Edição nº.  793do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, as Opiniões de: Cesar Garcia, Jan Klima , João Serra, Luís Kandjimbo e Valdemiro Tolentino; a par da Crónica de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top