PUB

Sociedade

Deisa Semedo, primeira enfermeira doutorada de Cabo Verde, distinguida pelo seu trabalho

Deisa Semedo, primeira enfermeira doutorada de Cabo Verde, docente e investigadora da Uni-CV, foi a vencedora da primeira edição do prémio Círculo de Excelência em Enfermagem da Cape Verdean Nurses Association (CVNA).

Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2016, por um grupo de enfermeiros americanos e cabo-verdianos, e que pretende apoiar, melhorar e transformar a saúde geral da comunidade Cabo-verdiana, através da promoção da saúde, educação da capacitação.

O projecto visa ainda contribuir para a promoção da auto-estima, conscientizando-se sobre o próprio estado de saúde e valorizando o poder da educação.

Este ano, a associação, no intuito de prestigiar e reconhecer o trabalho árduo desses profissionais de saúde, lançou um apelo para que as pessoas nomeassem uma enfermeira cabo-verdiana, nos EUA, ou no resto do estrangeiro, que tem contribuído na área da enfermagem “de forma incomensurável, com uma carreira impactante, bem como amada pelos seus pacientes”.

Trabalho diário

Foram muitas as nomeações e delas saiu o nome de Deisa Semedo. Esta, através da sua página do Facebook, mostrou a sua satisfação pela distinção e agradeceu à CVNA, reiterando que tem trabalhado “diariamente” para contribuir para o aprimoramento desta ciência.

Este prémio, como diz Deisa Semedo, é “uma oportunidade” para continuar o seu trabalho como professora e investigadora em enfermagem, “contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino de enfermagem em Cabo Verde”.

A cerimónia oficial para esta distinção aconteceu no passado dia 5 de Novembro, em uma gala de angariação de fundos da associação. 

PUB

PUB

PUB

To Top