PUB

Economia

Novos investimentos do Riu na Boa Vista dependentes da iluminação da pista do aeroporto

Joan Riu, membro do Conselho Directivo do Grupo Riu, garantiu hoje, na Boa Vista, que a construção de novos hotéis deste grupo espanhol está, entre outros factores como Saúde, dependente, especialmente, da iluminação da pista do aeroporto internacional da ilha das Dunas. Isto, para que possa receber aviões de grande porte e com mais capacidade de turistas, durante a noite. Um repto que o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, que também se encontra na ilha, onde reinaugurou o Riu Karamboa, reconheceu ser importante para o desenvolvimento turístico local, avançando que a iluminação e expansão da pista é uma “prioridade” do contrato com a Vinci/Ana. Os investimentos, disse, deverão arrancar “eventualmente” em 2023. 

Joan Riu, membro do Conselho Directivo do Grupo Riu, assumiu hoje na Boa Vista que a iluminação e expansão da pista do aeroporto internacional local é fundamental para que este grupo espanhol, que é dos maiores empregadores privados do país, possa aumentar os seus investimentos na ilha, nomeadamente a construção de novas unidades hoteleiras.

Essas constatações foram feitas na manhã deste domingo, durante a inauguração das obras de requalificação do hotel Karamboa, na Boa Vista. Conforme realçou, a iluminação e a expansão da pista do aeroporto internacional Aristides Pereira faria com que “a procura turística na Boa Vista aumentasse, ficando semelhante ou igual ao Sal”. 

“As praias da Boa Vista são muito atractivas e é possível que, se isso acontecer (iluminação e ampliação da pista), poderia haver mais investimentos na Boa Vista”, garantiu.

Ao A NAÇÃO online fez notar que, com esses investimentos na pista, o Riu poderá avançar com a construção de novas unidades na Boa Vista, onde ainda tem terrenos, o que já não acontece no Sal.

Investimentos poderão arrancar em 2023 – Ulisses Correia e Silva

Um repto que o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, que também se encontra na ilha, onde reinaugurou o Riu Karamboa, reconheceu ser importante para o desenvolvimento turístico local, avançando que a iluminação e expansão da pista é uma “prioridade” do contrato com a Vinci/Ana. Os investimentos, disse, deverão arrancar “eventualmente” em 2023. 

“No contrato que foi celebrado com o grupo Vinci/Ana e, depois dos encontros que tivemos com a administração da concessionária, foi estabelecido como prioridade o início dos investimentos na Boa Vista. A expansão da pista, a iluminação e requalificação e restauração da aerogare. Isto está assumido”, assegurou.

Todo o investimento que a Vinci vai fazer nas estruturas aeroportuárias, a Boa Vista será “a prioridade”, garantiu.

“Podemos apontar que eventualmente, no ano 2023, estar-se-ão a iniciar estes investimentos”.

Obras de requalificação do Karamboa inauguradas hoje

Recorde-se que, conforme já noticiamos aqui as obras de requalificação do Riu Karamboa foram inauguradas este domingo, na presença do primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva e de Joan Riu, membro do Conselho Directivo do Grupo Riu, entre outros quadros locais e internacionais deste grupo espanhol.

Na ocasião, ao A NAÇÃO online, Marco Rodrigues, director do Karamboa, referiu que, neste momento, estão com uma ocupação de 80%, sendo na maioria turistas ingleses, mas também alemães, portugueses, entre outros. 

Segundo essa fonte, o Karamboa tem, neste momento, 420 funcionários, sendo que 95% são mão de obra cabo-verdiana e os restantes senegaleses. 

As obras de requalificação permitiram um upgrade para 968 quartos, ou seja, mais 112 do que os registados antes das intervenções, aumentando a capacidade de oferta.

De notar que o grupo Riu tem actualmente seis resorts em Cabo Verde, sendo três na Boa Vista e três igualmente no Sal, contribuindo para a geração de 2.839 postos de trabalho no país, sendo actualmente um dos maiores empregadores privados a nível nacional. 

PUB

PUB

PUB

To Top