PUB

Educação

Investigadores da Universidade de Cabo Verde participam em atividades científicas em Espanha

Os professores Lourenço Gomes e Elter Carlos, da Universidade de Cabo Verde, estão a participar em actividades de investigação na Galiza, Espanha, no âmbito do projeto europeu RESISTANCE – Rebelião e resistência nos impérios ibéricos (séculos XVI-XIX) , com a equipa da Universidade de Santiago de Compostela (USC).

Segundo o site do Grupo de Investigação de História Moderna da USC, os professores Lourenço Gomes e Elter Carlos deslocaram-se, inclusive, a Burela (Lugo) para conhecerem as suas gentes e uma comunidade que tem laços estreitos com Cabo Verde.

Em Burela, os pesquisadores realizaram diferentes atividades científicas na localidade relacionados com as suas áreas de estudo, como história, história da arte e filosofia.

O projeto RESISTANCE

O projeto RESISTANCE (Resistência em português), financiado pela Comissão Europeia (Marie Skłodowska – Curie Actions) é um projeto de investigação colaborativo constituído por 102 investigadores e 13 instituições de investigação superior, entre as quais a Universidade de Cabo Verde.

O mesmo pretende estudar os processos de resistência das classes sociais discriminadas e segregadas, numa perspetiva ampla nas monarquias ibéricas (1500-1850).

A equipa de Santiago de Compostela, liderada pela investigadora Ofelia Rey Castelao, analisa, por um lado, conflitos violentos no espaço público, como revoltas, motins e rebeliões, mas, por outro, estuda também a resistência cotidiana aos quadros de poder político, jurídico, religioso e cultural, para além das ações violentas ou subversivas.

Já os investigadores da Universidade de Cabo Verde , juntamente com as equipas americanas, estudam as manifestações de resistência aos modelos culturais impostos pelas potências ibéricas às populações que permaneceram sob o seu domínio no período colonial.

Desafios do projeto

Entre os desafios do projeto, o mais importante centra-se na divulgação e transmissão de conhecimento a diferentes públicos, em particular aos escolares, sobre a importância de se chamar a atenção dos mais novos para o papel desempenhado pelos grupos “silenciados” nas mudanças sociais.

No entanto, busca-se uma ampla divulgação, para que a história geral, e não apenas a das elites, a de grandes personagens e acontecimentos marcantes, chegue ao comum da sociedade. 

Tiago Ribeiro

Estagiário

PUB

PUB

PUB

To Top