PUB

Sociedade

Cabo Verde prevê eliminação da transmissão vertical do VIH em 2024

Cabo Verde prevê eliminar a transmissão do VIH de mãe para filho em 2024, segundo o plano estratégico do setor e prepara para o cumprimento dos ODS, visando a eliminação do VIH/Sida na população em geral em 2030.

“Neste momento, 99% das crianças expostas ao VIH, ou seja, nascidas de mães seropositivas são saudáveis. Isso é um grande ganho para o país. Nós estamos num processo de certificação da eliminação do VIH e da sífilis de mãe para filho, é um desígnio nacional, mas o esforço é obter a certificação em 2024”, disse a secretária executiva da CCS/Sida, Celina Ferreira, em entrevista à Inforpress.

Para além da certificação de transmissão vertical do VIH/Sida, Celina Ferreira avançou ainda a intenção do país em manter o plano de eliminar a Sida na população em geral, cumprindo com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030.

Esforço conjunto

“Estamos a trabalhar para isso e contamos com todos os parceiros nacionais e internacionais para o alcance desta meta que requer esforço e trabalho em várias dimensões”, frisou.

Para a secretária executiva da CCS/Sida esse trabalho só é possível com o apoio financeiro do Governo, do Fundo Global para VIH/Sida, Tuberculose e Paludismo PNUD, UNICEF, FNUAP, Cooperação Luxemburguesa, que contribui muito nos serviços de proximidade de populações mais afectadas, e parceiros privados.

PUB

PUB

PUB

To Top