PUB

Cultura

José Luiz Tavares apresenta novo livro para “desratização” da literatura cabo-verdiana

José Luiz Tavares, poeta cabo-verdiano radicado em Portugal, apresenta esta sexta-feira, 2, o seu mais recente livro, “Uma Pedra Contra o Firmamento”. A obra compila discursos, intervenções, entrevistas, polémicas cívicas e literárias sobre Cabo Verde e vai ser apresentada no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa.

Uma Pedra Contra o Firmamento”, segundo nota de imprensa do Centro Cultural de Cabo Verde, espaço que acolhe o seu lançamento, é um “impressionante e edificante” testemunho de “um dos mais relevantes poetas cabo-verdianos”.

“Desratização” da literatura cabo-verdiana

A obra abarca um período de vinte e três anos (1999-2022) e tem o seu contraponto no combate pela “desratização” da literatura cabo-verdiana. O livro, de 600 páginas, compila discursos, intervenções, entrevistas, polémicas cívicas e literárias, notas antropológicas, históricas, paisagísticas, políticas e sociais sobre Cabo Verde (estas em regime de escritos de viagem).

Inclui ainda, estudos sobre a sua própria obra, e até um longo poema sobre a marginalidade poética, contraposta a uma certa marginalidade social, neste segundo ponto, tomando como objecto os “thugs” da cidade da Praia. 

O lançamento está marcado para às 18 horas, a cargo dos críticos Pires Laranjeira e de Zetho Gonçalves. 

O evento na tarde desta sexta-feira, 2 de Dezembro, no CCCV em Lisboa, conta ainda com momento musical a ser proporcionado por Chalo Correia.

Sobre o autor… 

José Luiz Tavares nasceu, a 10 de Junho, dia de Camões, no Tarrafal de Santiago, em 1967. Estudou literatura e filosofia em Portugal, onde vive em “exílio voluntário”, dedicado à sua obra. 

Vencedor de vários prémios, no país e em Portugal, publicou 19 livros desde a sua estreia em 2003, com Paraíso Apagado por um Trovão. 

Alguns dos seus livros integram o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde e Portugal, traduzidos ainda para inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, mandarim, neerlandês, russo, finlandês, catalão, galês e letão. 

PUB

PUB

PUB

To Top