PUB

Cultura

Yuran Henrique expõe no Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa 

O artista cabo-verdiano Yuran Henrique vai inaugurar a exposição Small Island Landscape no Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa, Portugal, no próximo sábado,10 de dezembro, às 18h30 horas locais. As obras podem ser vistas até 10 de Fevereiro. 

Conforme nota de imprensa, esta exposição surge no contexto da residência artística que Yuran Henrique fez no Centro Cultural Cabo Verde em Lisboa, na sequência da iniciativa dedicada a jovens emergentes, “Africa no Filter 2022”. 

A mesma foi desenvolvida a partir da natureza de fenómenos originados coletivamente, através de pintura e peças têxteis, onde foi realizada uma pesquisa “sobre os espaços de convívio”, focada no estudo “profundo sobre um tipo de iconografia popular que só pode se desenvolver por meio de processos complexos do crescimento social”. 

Sobre o artista

Nascido em 1993, em São Vicente, Yuran Henrique é um artista multifacetado e inventivo que explora constantemente temas relacionados com a perceção e a representação, e as dinâmicas sociais contemporâneas, ao mesmo tempo que se liga fundamentalmente às qualidades afetivas de diferentes materiais.

Em 2014 mudou-se para a Cidade da Praia, na Ilha de Santiago, onde iniciou ativamente a sua carreira. De lá para cá já fez inúmeras exposições e foi inclusive convidado pela Embaixada de Espanha a realizar uma residência artística no CAAM, Centro Atlántico de Arte Moderno, no Cabildo das Canárias, Espanha, resultando em 11 novas telas reunidas na exposição “Calendários”, de maio a julho de 2018, que foi exposto no mesmo museu.

Já em 2022 participa no programa da escola de arte Ásíkó, em Lagos, Nigéria, um programa dedicado a artistas e curadores. Também este ano, 2022, ganha o prémio “Africa No Filter 2022 Emerging Artists Fellows”.Mais recentemente, as suas estampas surgiram na passerelle da SPFW – São Paulo Fashion Week, onde duas modelos desfilaram com vestidos da coleção da estilista cabo-verdiana Angela Brito.

PUB

PUB

PUB

To Top