PUB

Cultura

“As Ilhas da Música do Meio do Mundo – Literatura e Música De Cabo Verde” de Bárbara Mesquita apresentado em Lisboa

“As Ilhas da Música do Meio do Mundo – Literatura e Música De Cabo Verde” de Bárbara Mesquita, editado pela Arachne Verlag Bonn, é apresentado no próximo dia 16 de dezembro, pelas 19h, no Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa, Portugal. 

Trata-se de uma antologia bilingue em português e alemão da literatura e da música cabo-verdiana, organizada e traduzida do português e do crioulo para o alemão por Bárbara Mesquita.  

O prefácio da autora, traz um pequeno resumo da história de Cabo Verde, e da sua literatura e música, com especial destaque para o facto da sociedade cabo-verdiana se caracterizar pela mistura de diferentes culturas e pela sua insularidade.

O mesmo destaca ainda o facto do país ter uma grande diáspora “como resultado da pobreza de recursos e da seca”, tendo, no entanto, desenvolvido uma “identidade cultural forte e independente” que se exprime na língua, na literatura e na música, assim como uma sociedade inclusiva que pode “servir de exemplo” para o mundo nos tempos que correm.

Os capítulos temáticos abordam a geografia e história das ilhas do meio do mundo, assim como a sua gente e sua maneira de viver. Seca e chuva. Mar e emigração. 

Epílogo, com textos em poesia e prosa de Germano Almeida, Jorge Barbosa, Amílcar Cabral, Pedro Duarte,Vera Duarte, João Furtado, Baltasar Lopes, Leão Lopes, Gabriel Mariano, Ovídio Martins, Jorge Monteiro (Jotamont), Dina Salústio, Eugénio Tavares, José Luiz Tavares e Arménio Vieira.  

De notar que a obra já foi lançada na cidade da Praia.

A autora

Bárbara Mesquita, nasceu em Bremen, Alemanha, em 1959 e é licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Hamburgo. É tradutora e intérprete ajuramentada de português, espanhol e alemão, intérprete de conferência, tradutora literária de português e espanhol para o alemão de prosa (Djaimilia Pereira de Almeida, Pepetela, João Tordo, Ricardo Adolfo, Pedro Rosa Mendes, Patrícia Melo, Itamar Vieira Júnior, Luís Fernando Veríssimo, Paulo Lins, Juan Manuel de Prada, Martín Solares e outros) e de poesia (Arménio Vieira, Agostinho Neto, Zetho Cunha Gonçalves, Arnaldo Santos, Jorge de Sena, Mário Dionísio e outros). 

Organizadora e tradutora da antologia Angola entdecken (Descobrir Angola).

Vive e trabalha em Hamburgo e em Almada.

PUB

PUB

PUB

To Top