PUB

Política

Amílcar Cabral distinguido com Grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Mindelo

A Universidade do Mindelo atribuiu nesta sábado,10, o Grau de Doutor Honoris Causa, a título póstumo, ao herói nacional Amílcar Lopes Cabral. A distinção marca os 20 anos da universidade e conta com a presença do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e de José Maria Neves, Presidente da República de Cabo Verde.

A sessão solene está agendada para sábado, a partir das 9 horas, no auditório Onésimo Silveira, na UniMindelo. 

A distinção de Amílcar Cabral acontece, segundo nota, para eternizar o humanista, visionário, pedagogo e fundador da nacionalidade cabo-verdiana.

Além de ser um dos principais revolucionários do século XX, Amílcar Cabral também foi um dos principais teóricos marxistas e descoloniais do século. 

Ele defendia que a libertação do povo seria feita através da educação, pois somente através da educação os obstáculos para o desenvolvimento da população seriam removidos. 

A distinção marca os 20 anos da Universidade do Mindelo e, entre outras personalidades, conta com a presença do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, do seu homólogo de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa e do Comandante Pedro Pires, Presidente da Fundação Amílcar Cabral.

PUB

PUB

PUB

To Top