PUB

Cultura

“Caminho Lonji” de Plácido Vaz já está no mercado

O Cantor/compositor Cabo-Verdiano Plácido Vaz já tem no mercado o seu primeiro álbum de originais intitulado “Caminho Lonji”, o mesmo foi lançado na sexta-feira, 9.

O álbum, já disponível nas plataformas digitais, estreou junto com o videoclipe do funaná “Forti Bunita”, um dos seus componentes.

“Caminho Lonji” de Plácido Vaz, artista natural de calheta são Miguel, é composto por 11 faixas inéditas, com uma viagem por vários géneros tradicionais de Cabo Verde entre eles, Funaná, Morna, e Coladeira.

Segundo nota de imprensa, do artista residente em Luxemburgo, o álbum conta também com um “Semba”, ritmo tradicional de Angola.

Produção e colaborações

O trabalho teve a produção do pianista cabo-verdiano Edson Sanches, residente em Aveiro, Portugal, e colaboração dos amigos João “Jota” Cardoso da ilha do fogo, Bruno Carreira músico/produtor português e Nino Costa Guitarrista/produtor Brasileiro.

Em termos de colaboração, “Caminho Lonji” conta com um featuring com Jota no tema “Perto de ti”, a colaboração de Jussara Spencer no “Caminho Lonji” e “Forti bunita” e de Edson Sanches em várias músicas.

Inspiração para “Caminho Lonji”

Plácido Vaz contou que a inspiração para esse projeto surgiu através da música “Caminho Lonji”, um single que emprestou nome ao álbum.

Neste seu primeiro disco de originais, o artista canta a emigração, a saudade, as lembranças e as vivências do cabo-verdiano dentro e fora do país.

Oito das composições que constituem este álbum são da sua própria autoria sendo outras em colaboração com outros artistas quer em termos de música ou de letras.

De São Miguel para o mundo

 Plácido Vaz é um artista natural de Achada Bolanha, Calheta, São Miguel, interior de Santiago, que viveu em Portugal, mais concretamente na cidade do Porto entre 2006 e 2021.

Atualmente reside em Luxemburgo e assume-se como um artista de música tradicional Cabo-verdiana que “não foge das influências”, mas que quer “dar o meu contributo para a continuidade dos géneros tradicionais dentro e fora do meu país”.

A sua primeira actuação ao vivo aconteceu em 2013, Universidade.

De lá para cá. Só acresceu até o dia em que lança o seu primeiro álbum.

 “Caminho Lonji” estreou a 9 de Dezembro no Youtube e já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.

PUB

PUB

PUB

To Top