PUB

Destaques

Destaques da edição 799 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Aumento das taxas de juro
BCV prevê política monetária “mais restritiva” em 2023
Em contramão com a política monetária que vem sendo adoptada por diversos bancos centrais do mundo, nomeadamente o Banco Central Europeu, com quem Cabo Verde tem um acordo de cooperação cambial, só em 2023 o BCV deve mexer nas suas taxas de juro de referência. Tendo em conta a paridade fixa entre os escudo e euro, alterações sistemáticas das taxas de juro na zona Euro deveriam ter correspondência em Cabo Verde.

 A quadra festiva
O negócio dos bidões está pela hora da morte
Não é de hoje que o “negócio de bidões”, com roupas e outros produtos, enviados por emigrantes aos seus familiares em Cabo Verde, é uma forma de sustento e de driblar o desemprego por muitas famílias. Um “bom bidão” pode chegar aos 100 mil escudos. Mas, com a crise, esta quadra festiva está longe de se mostrar animador para quem vive da revenda de roupas em segunda mão e outros produtos importados por via dos bidões.

 Inspecção à Câmara Municipal da Praia
Receitas arrecadadas e despesas realizadas em 2022 consideradas ilegais
O projecto de relatório da inspecção da IGF realizada à Câmara Municipal da Praia imputa ao edil Francisco Carvalho o cometimento de várias ilegalidades e irregularidades na gestão dessa autarquia, em 2021. Mas também o iliba de algumas denúncias feitas pelos vereadores do MpD e “dissidentes” do PAICV. No rol dos casos, as receitas arrecadadas e despesas realizadas, no ano de 2022, são consideradas ilegais e suscetíveis de gerar o apuramento de eventuais responsabilidades financeira e civil.

Esta Edição nº.  799do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de:  Adriano Lima, Germano Almeida, João Mendes e  Luís Kandjimbo.

PUB

PUB

PUB

To Top