PUB

Ambiente

São Nicolau: Dezenas de peixes venenosos apreendidos em Tarrafal 

Dezenas de “peixe-sapo”, uma espécie venenosa ao ser humano, foram apreendidos esta quinta-feira, em Tarrafal de São Nicolau. A comercialização deste peixe é proibida. 

A apreensão foi feita numa embarcação de pesca de rede no cais do Tarrafal, depois de se ter sido acionadas as autoridades.

Segundo informa a bióloga Heidy Medina, não se sabe “a quantidade exacta que foi capturada”, uma vez que quando as autoridades chegaram ao local algumas pessoas já tinham levado alguma quantidade do pescado para casa.

Toxina venenosa

“Por isso alertamos a população que o peixe tem uma toxina venenosa pelo que não aconselhamos o seu consumo e nem o seu manuseio e quem o tenha em casa para o descartar”, alertou.

A mesma fonte avançou ainda que alguns peixes desta espécie deram à costa, principalmente na praia conhecida como Praianha, pelo que “as autoridades estão no terreno” a constatar se também deram à costa em outras praias do município, de forma a fazer a sua recolha, evitando riscos para a saúde.

A bióloga lembrou ainda que, além de perigosa se consumida pelos humanos, o “peixe-sapo” em grande quantidade numa área pode causar danos à fauna local.

C/ Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top