PUB

São Vicente

Ocean Race: “Segurança apertada” no Mindelo e bairros limites

O Comando Regional da Polícia Nacional em São Vicente recebeu um reforço de 60 efectivos de outras ilhas, viaturas e outros veículos de mobilidade marítima, tendo em vista garantir a segurança durante a estadia da regata Ocean Race, que chegou à ilha esta sexta-feira. Para além da regata, a ilha recebe simultaneamente a cimeira dos oceanos, com a participação do Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

De acordo com o subintendente da Polícia Nacional e coordenador de segurança do Ministério da Administração Interna para o evento, Roberto Fernandes, a ilha vive uma situação que ultrapassa a rotina de segurança normal, bem como a demanda da PN.

“Junto da Regata temos também o evento cimeira dos oceanos, com a participação de altas entidades nacionais e de países e organizações internacionais, velejadores, staff de apoio nacionais provenientes de outras ilhas e apoio internacional para os velejadores, comunicação social nacional e internacional, turistas que veem em grandes grupos por via marítima e aérea”, exemplificou, em conferência de imprensa, esta sexta-feira.

Tendo em vista esta demanda, que representa um “esforço suplementar” que transpõe a capacidade operacional, houve a necessidade de um reforço em termos de meios humanos, meios de mobilidade e materiais.

60 efectivos de outras ilhas

Chegaram à ilha, conforme a mesma fonte, unidades policiais como atiradores motards e um “importante reforço” em recursos humanos do Ministério da Administração Interna, da Polícia Nacional e do Sistema Nacional da Protecção Civil.

Entre este reforço estão 60 efectivos de outras ilhas, que representam 25% do efectivo do Comando Regional de São Vicente, maioritariamente da Polícia Marítima.

A nível de mobilidade, foram também deslocados para São Vicente dez viaturas, três motorizadas, sete embarcações marítimas e duas ambulâncias, para além de equipamentos e materiais individuais e correctivos das unidades de reforço.

Preocupação virada para o mar

O plano reserva uma preocupação virada para o mar, visando evitar colisões nos momentos de chegada e partida dos veleiros da regata com embarcações de pescadores artesanais que fazem pesca entre o cais 1 do Porto Grande e o ilhéu dos Pássaros.

Para além disso, a cobertura policial e da Protecção Civil estende-se à proteção de altas entidades nacionais e estrangeiras que estarão em São Vicente e terão o seu plano específico de segurança, entre elas o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e o primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

A PN pede, por isso, a colaboração da população de São Vicente, indicando que haverá “segurança apertada” na cidade do Mindelo e bairros limites durante a passagem da regata Ocean Race, com previsão de partida no dia 25.

PUB

PUB

PUB

To Top