PUB

Cultura

Mindelo: Manuel do Rosário da Fátima lança “Raízes e Ramos Quinta Geração”

O Centro Cultural do Mindelo acolhe, na quinta-feira,26, a apresentação de “Raízes e Ramos Quinta Geração”, uma obra de Manuel do Rosário da Fátima que “homenageia” e conta a história de Santo Antão. O livro tem apresentação marcada para as 18h30, a cargo de Isabel Lobo.

O prefácio de “Raízes e Ramos  Quinta Geração” assinado por Ana Cordeiro aborda que esta obra,  mais do que a saga da família Ramos, é a história de Santo Antão, uma ilha moldada pelas mãos, coragem e resistência dos seus habitantes, onde cada pedaço de terra arável foi roubado às rochas e onde os primeiros caminhos abertos eram um frágil compromisso entre a montanha e o precipício.

“Uma saga familiar que sintetiza e simboliza a história da ilha e a infindável capacidade de adaptação dos seus habitantes a uma terra generosa, sim, mas que precisa ser amada e cuidada”, acrescenta.

Ana Cordeiro realça ainda que a obra é “uma evocação de tradições, danças e contradanças, usos, costumes e técnicas de um tempo em que tudo se fazia e pouco ou nada se comprava”.

“Se a função do escritor é dar conta do seu lugar e das suas raízes, Manuel do Rosário da Fátima cumpriu-a por inteiro e pode, como uma das suas personagens reclamar cidadania: Sou de Santo Antão, moro na sola dos meus pés!”, escreveu ainda.

“Raizes e Ramos Quinta Geração” será lançado na quinta-feira,26, às 18h30, no CCM, em São Vicente.

Sobre o autor

Manuel do Rosário da Fátima, nasceu em Chã de Mar, Ribeira Alta, ilha de Santo Antão, no dia 20 de Janeiro de 1958.

Levado pelos pais, desde os seis anos de idade reside em São Vicente, tendo feito a instrução primária na Escola Salesiana do Mindelo.

Por altura dos seus vinte anos e por iniciativa própria deu uma arrancada fulgurante aos estudos, desde a conclusão do Ciclo Preparatório, passando pelo Curso Geral dos Liceus (ex 5º ano) e o curso complementar (ex 7º ano dos Liceus), toda ela feita em regime externo.

O facto de sempre ter de conciliar os estudos com o trabalho tornou-lhe mais árdua a caminhada, pelo que em muitas ocasiões, teve que ser autodidacta, mas nem por isso deixaria de alcançar o sucesso almejado.

Já trabalhando com professor, mas ainda sem formação pedagógica, ingressou no Instituto Pedagógico do Mindelo, S. Vicente onde, em 1998, viria a concluir a 2ª fase de Formação de Professores em Exercício.

Após a conclusão do curso no Instituto Pedagógico, ingressou no ISECMAR e, quatro anos mais tarde concluiu o Bacharelato em Educação /VA.

Tendo experiências de trabalhos em diferentes áreas, Manuel de Rosário da Fátima aposentou-se no ano de 2012 e dedicou-se à escrita, tendo concluído o romance “Raízes e Ramos” em Abril de 2017.

PUB

PUB

PUB

To Top