PUB

Desporto

Cabo Verde falha título de campeã do torneio de futebol feminino da UFOA ao perder na final com o Senegal

A selecção sénior de futebol feminino de Cabo Verde falhou hoje o título de campeã do torneio da União das Federações Oeste Africanas (UFOA), ao perder, por 0-1, o jogo da final com o Senegal, disputado nesta tarde no estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal. O golo da victória da selecção senegalesa foi marcado pela capitã Fall.

Ao intervalo, as duas equipas encontravam-se empatadas a zero bola, mas como já habitualmente acontece, a selecção senegalesa entrou muito forte na segunda parte e conseguiu a vantagem no marcador aos 14 minutos, através da marcação de uma grande penalidade convertida por Fall capitã da equipa das “Leoas de Teranga”, nome pela qual também é conhecida a selecção senegalesa.

A seleção nacional, que pela primeira vez chega a uma final de um torneio internacional, consegue, no entanto, a melhor classificação de sempre nesse torneio uma vez que em 2020, sua última participação no torneio UGFOA, realizado em Serra Leoa, não passou da fase de grupos.

Nos três jogos disputados antes da final de hoje, incluindo a semi-final, a selecção cabo-verdiana marcou 12 golos e sofreu apenas um, destacando-se ainda o facto de a sua atacante Vá (Ivânia Moreira), jogadora da equipa do Seven Stars da Praia, ter sido a grande destaque do torneio com sete golos, cinco dos quais contra a Mauritânia.

Na fase de grupos Cabo Verde ficou em primeiro lugar do grupo A, com seis pontos, fruto das victórias por 4-0 e por 6-0 frente à Guiné-Bissau e a Mauritânia, respectivamente.

Ainda na fase de grupos do torneio UFOA, Vá (Ivânia Moreira), não só liderou a lista das melhores marcadoras do evento como também foi eleita a “Melhor Jogadora” (MVP), tanto na partida com a Guiné-Bissau como no jogo com a Mauritânia.

Senegal conquista segundo título de campeã do torneio UFOA

Com a vitctória de hoje sobre Cabo Verde , o Senegal acabou por revalidar o título de campeã do torneio UFOA em futebol feminino conquistado no jogo da final da primeira edição desta competição realizada em Março de 2020 na Serra Leoa.

Recorde-se que nessa edição de 2020, a seleção nacional feminina cabo-verdiana de futebol, perdeu por 2-0 com a sua congênere do Senegal num jogo que ainda contava para a segunda jornada do Grupo A da qual faziam parte as duas selecções.

Para chegar à final deste Domingo frente a Cabo Verde, o Senegal venceu a Guiné-Bissau por 4-0 no jogo das meias-finais disputado Sexta-feira, 27, no estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal.

Na fase de grupos, a equipa senegalesa foi o primeiro do grupo B com nove pontos, graças às vitatórias alcançadas nos seus três jogos: 4-0 contra Guiné-Conacri, 4-1 contra a Gâmbia e 4-0 contra a Serra Leoa. Nesses três jogos da fase de grupos, a selecção senegalesa foi a que mais golos marcou (12), tendo sofrido apenas um.

Recorde-se que o torneio da União das Federações Oeste Africanas (UFOA), que decorre de 20 a 29 de Janeiro, na Ilha do Sal, conta com as participações de Cabo Verde, enquanto país anfitrião, Gâmbia, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Mauritânia, Senegal e Serra Leoa, as quais já se encontram na ilha do Sal. As selecções da Libéria e do Mali cancelaram as suas participações.

PUB

PUB

PUB

To Top