PUB

Destaques

Destaques da edição 805 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Bancarização das contas da CNE vai ao Constitucional  
Ministério das Finanças recua
A CNE mantém-se firme no seu propósito de gerir os recursos disponibilizados pelo Estado fora do sistema de bancarização no Tesouro. E, para o efeito, já interpôs uma acção junto do Tribunal Constitucional no sentido de clarificar a autonomia financeira que lhe permite garantir total transparência nos processos eleitorais.

Empreendimento turístico de David Chow 
Adensam incertezas sobre a continuidade do projecto da Gamboa
A incerteza à volta do megaprojecto turístico da Gamboa e ilhéu de Santa Maria, na cidade da Praia, adensa-se, cada vez mais. A Macau Legend, empresa de David Chow, que se debate com graves problemas financeiros e de reputação, continua a dar sinais de desengajamento e até já terá recebido um ultimato do Governo cabo-verdiano. 

Saúde
Classes terapêuticas reclamam comparticipação do INPS em consultas privadas
Desde a psicologia, a neuropsicologia, fonoaudiologia e outras áreas de saúde de fórum terapêuticas, levantam a necessidade de comparticipação do sistema nacional de previdência social, como forma de garantir o acesso aos cuidados de saúde, a todos. É que, no privado, o INPS ainda não comparticipa o valor das consultas, cujo tratamento, geralmente, é longo e custoso, ao passo que o sistema público não consegue responder eficazmente á demanda existente.

Sahara Ocidental
Luís Filipe faz lobby por Marrocos e reitera “erro histórico” a existência da RASD
No momento de grande tensão entre a Frente Polisário e o Marrocos, por causa da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), o antigo ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, volta a deitar acha nessa fogueira. Claramente ao serviço de Rabat, reafirma a ideia do “erro histórico” o reconhecimento da RASD pela OUA, defendendo que a União Africana deixe de reconhecer a Polisário como representante dos sarauís.

História
Colecção completa do “Notícias de Cabo Verde” vai ser doada a S. Vicente
Três volumes do jornal Notícias de Cabo Verde, a colecção completa, de 1 ao número 323, além de um álbim com fotografias da passagem dos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, por São Vicente, em 1922, vão ser doados à Biblioteca Municipal de S. Vicente, por Milena Neto. No caso desse periódico, trata-se de um acervo raro e por isso de grande valor para o estudo da história de Cabo Verde no período que vai de 1931 a 1962. 

Mindelo
Grupos de Carnaval prometem “o melhor desfile”, apesar da crise
Já se contam os dias para o “grande desfile” de Carnaval em São Vicente. Depois de dois anos sem desfiles oficiais, devido à pandemia, os grupos do Mindelo prometem “o melhor desfile”, não obstante a conjuntura económica actual. Os enredos já foram apresentados e os trabalhos de preparação do “Dia D” já arrancaram com a confecção de trajes, carros alegóricos e muito samba no pé. Este ano os desfiles estão previstos para à noite, o que não satisfez muitos dos mindelenses.

Esta Edição nº.  805do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de: Germano Almeida,  João Serra e Luís Kandjimbo; a par da crónica de Filinto Elísio

PUB

PUB

PUB

To Top