PUB

Desporto

Paulo Moreno sobre Mundial Andebol 2023: “É um orgulho enorme ter uma nação gritando por nós”

Paulo Moreno, jogador da seleção nacional de andebol e atual capitão do Benfica, em Portugal, fez uma avaliação da participação do mundial da Suécia e mostrou-se honrado em defender o país, ao mesmo tempo que diz ser um “orgulho enorme” ver os cabo-verdianos a “gritar” pela seleção nacional.

Depois da histórica participação de Cabo Verde no mundial de andebol, na Suécia, Paulo Moreno expôs as emoções da participação de Cabo Verde na prova. Para o capitão do Benfica, jogar o mundial é uma “sensação enorme” de dever cumprido e de aprendizado.

“Além de ser a segunda maior competição, superada apenas pelos Jogos Olímpicos, jogar contra os melhores jogadores e melhores técnicos é a solução para continuar a crescer”, considerou Paulo Moreno, citado pela Federação Europeia de Andebol.

“Honrado”

O internacional das águias diz-se honrado por ter defendido a bandeira nacional. “Representar um país é um sentimento que não pode ser tirado de ninguém. É um orgulho enorme ter uma nação gritando por nós”, adiantou Moreno.

Assim, a primeira vitória de Cabo Verde na competição surgiu frente ao Uruguai (33-25), que valeu o 3.º lugar no Grupo C e um lugar no Main Round.

Aspectos a melhorar 

Cabo Verde conseguiu um feito histórico na competição ao qualificar-se para a Main Round do Mundial pela primeira vez, sob a orientação do selecionador Ljubomir Obradovic (treinador do Avanca), e a ajuda de Paulo Moreno, pivô do Benfica.

“Um atleta de alto rendimento nunca está satisfeito. Sempre quero mais e melhor. Tenho orgulho da nossa campanha, pois o nosso objetivo era chegar à fase principal, tivemos uma ótima experiência e com certeza demos o nosso melhor. No entanto, muitas coisas ainda precisam ser melhoradas”, defendeu.

Liga Europeia

Depois do mundial, Paulo continua no clube das águias, onde segue-se ao nível internacional a Liga Europeia, em que o Benfica, detentor do troféu, tem grandes ambições.

“O Benfica é a minha casa, um dos amores da minha vida. É uma sensação inexplicável. Não encontro a palavra ideal para descrever o que é jogar no Benfica. Não consigo imaginar a minha vida sem andebol e sem o Benfica. Por isso consegui unir duas grandes paixões, é uma sensação indescritível de dever cumprido. É muita coisa boa ao mesmo tempo.”

O Benfica, detentor do título, não teve o início de fase de grupos que desejava, estando classificado no quarto lugar do grupo A com duas vitórias e quatro derrotas. Paulo Moreno quer recuperar lugares.

PUB

PUB

PUB

To Top