PUB

Sociedade

Hoje é Dia Nacional do Pescador

Celebra-se este domingo, 5 de Fevereiro, o Dia Nacional do Pescador cabo-verdiano. Um pouco por todo o país, especialmente nas comunidades onde a pesca é a principal fonte de rendimento directa, ou indirecta, de várias famílias, a data está a ser assinalada com inúmeras iniciativas, levadas a cabo especialmente pelas autarquias locais. Este ano o lema é: “Amamos o mar”.

Segundo o último Recenseamento Geral das Pescas, levado a cabo pelo INE, Cabo Verde tinha, no final de 2021, cerca de 3.125 pescadores artesanais e 1.403 armadores de pesca, num horizonte de 1.881 vendedores de peixe.

Em termos de embarcações, os dados apontavam para a existência de 1.434 barcos artesanais (botes) a motor e 127 embarcações de pesca industriais e semi industriais.

Este ano o Dia Nacional do Pescador está a ser assinalado desde há já alguns dias, em vários municípios do país, culminando este domingo.

Porto Novo

Por exemplo, no Porto Novo, a autarquia e a Associação dos Pescadores do município promoveram uma Feira do Mar no mercado de peixe de Covada. Actividades de animação cultural, degustação de produtos de transformação do pescado e palestras, entre outras.

Mas as atividades centrais acontecem este domingo,5, na Aldeia Cultural Nos Reiz sob o lema “Comemorar para um sector pesqueiro mais forte e resiliente em Porto Novo”.

Santa Catarina de Santiago

Já em Santa Catarina de Santiago, sob o lema “Com os Pescadores, pelo Desenvolvimento da Economia Azul”, a autarquia tem vindo a realizar uma série de actividades na vila piscatória de Rincão, em homenagem aos pescadores locais.

Entre as actividades destaca-se uma feira da saúde e uma feira gastronómica e do agronegócio, com foco na potenciação dos rendimentos e negócios locais.

O ponto alto da comemoração acontece este domingo,5. Além de duas palestras sobre a “Conservação dos Oceanos e Educação Financeira”, tendo como orador Silvino Robalo, e a “Transformação de Pescado e Conserva”, com Manuel Fortes, a Câmara Municipal irá socializar o projeto de reabilitação da Casa do Pescador.

No mesmo dia ainda estão agendados provas de natação masculina e feminina, além da corrida de botes seguido do tradicional almoço popular. À tarde tem lugar a entrega dos prémios, seguido de uma homenagem aos homens que fizeram história na pesca naquela comunidade. As comemorações terminam com a habitual animação cultural no palco do largo principal de Rincão.

Fogo

Também no Fogo, a câmara de São Filipe fará a entrega de embarcações de pesca no quadro do projecto “reforço de resiliência e inclusão de comunidades rurais da zona Norte e de comunidades ligadas à pesca”, concedendo às duas Cooperativas de Pesca, Coopesca e Ecopesca, quatro embarcações.

Conforme explica a autarquia citada pela Inforpress, à Coopesca será disponibilizada uma embarcação de seis metros e outra de oito metros e à Ecopesca duas embarcações de seis metros, todas totalmente equipadas.

Será atribuída uma embarcação de seis metros equipada à empresa Djarfogo Paradise, no âmbito do fomento da economia azul e do turismo náutico. Já outra embarcação de oito metros, em princípio, será destinada ao Serviço de Protecção Civil, a ser entregue depois.

Além da entrega das embarcações, a autarquia de São Filipe irá atribuir diplomas de reconhecimento aos pescadores e peixeiras mais antigos do município.

Tarrafal de Santiago

Igualmente, a Câmara Municipal de Tarrafal de Santiago também está assinalar o Dia Nacional do Pescador com várias actividades.Ontem, houve uma competição de regata a remo e de natação, entre os pecadores. Entre as actividades programadas, destaca-se a realização de uma celebração eucarística em honra aos pescadores e peixeiras, bem como provas de atletismo envolvendo os pescadores e peixeiras.

A celebração desta data, segundo a autarquia local, visa promover a valorização do papel dos pescadores e toda a classe, dada a importância do sector das pescas para o desenvolvimento do país e da sua da economia.

Actividades centrais em São Vicente

De notar que as actividades centrais, em termos da tutela do Mar, encabeçada por Abraão Vicente, decorrem na cidade do Mindelo, com vários eventos programados.

Uma Feira Azul e uma exposição dos produtos do mar, no Museu do Mar, corrida de botes e entrega dos prémios, na Praia de Bote são algumas das actividades previstas. O ministro estará ainda em Salamansa e São Pedro para participar das iniciativas programadas.

Pescadores da Praia recebem embarcações fibradas

De notar que, ontem, a Associação dos Operadores de Pesca da Gambôa e a Associação de Pescadores e Peixeiras de Achada Grande Trás receberam 13 embarcações de pesca artesanal, no âmbito do edital número 1 para a fibragem de embarcações de pesca a nível nacional.

A iniciativa financiada pelo Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo das Pescas, enquadra-se na comemoração do Dia do Pescador, que este ano decorre sob o lema “Amamos o mar”.

A data, recorde-se, foi instituída pela resolução do conselho de ministros nº 5/2003 de 24 de julho, com vista a prestar um justo reconhecimento aos pescadores cabo-verdianos e homenagear a memória de todos aqueles que ao longo dos anos têm se dedicado à atividade da pesca.

Por outro lado, visa alertar a população para a necessidade de maior valorização da atividade da pesca e incentivar as comunidades piscatórias a participar e usufruir do processo de desenvolvimento nacional.

PUB

PUB

PUB

To Top