PUB

Destaques

Destaques da edição 807 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Classificação da língua portuguesa como património cultural imaterial
Ministério da Cultura chumba iniciativa legislativa de Mircéa Delgado
A deputada Mircéa Delgado (MpD) considera que o parecer emitido pelo Ministério da Cultura sobre a sua iniciativa legislativa de classificar a língua portuguesa como património cultural imaterial de Cabo Verde é “incoerente, confuso e preconceituoso”. O MCIC entende, preto no branco, que “todo o fundo cultural cabo-verdiano se processa na língua materna – crioulo cabo-verdiano – e não na língua portuguesa”.   

Embaixadora Rosa Rill
Cuba ajudou Cabo Verde a enfrentar a pandemia com sucesso
Cuba está disponível para continuar a reforçar as relações de amizade e cooperação com Cabo Verde, garantiu a embaixadora Rosa Rill que, esta semana, terminou a sua missão de quatro anos no nosso país. Em jeito de balanço, essa diplomata aponta o contributo dos médicos do seu país na luta contra a covid-19 neste arquipélago. Mais do que nunca, o sector da saúde desponta como a prioridade da cooperação entre Praia e Havana.

Praia
Crise e desorganização afectam vendas no mercado do Platô
As vendedeiras do mercado do Platô continuam a queixar-se das consequências da pandemia, seca e guerra na Ucrânia, com reflexos na diminuição da procura dos seus produtos… Mas reclamam também da desorganização que se instalou desde a pandemia e revelam que começa a ser um pesadelo permanecer no mercado.

Oswaldo Osório
“Teresias II”, deverá chegar ainda este ano
Aos 84 anos, Oswaldo Osório tem mais um livro de poemas, “Teresias II”, a ser lançado este ano, espera. Isto para mostrar que continua a escrever para manter ocupado o seu espírito, sempre atento às coisas que passam no nosso tempo e no nosso mundo.  

Segurança na Praia
“Criminalidade não se combate só com acumular de potenciais reclusos”
Não obstante a necessidade da actuação policial, o problema da criminalidade não se combate só com o “acumular” de potenciais delinquentes. Enquanto não houver estratégia e um trabalho articulado para a prevenção, os ciclos vão se repetir, defende o sociólogo Nardi de Sousa, a propósito da mega-operação que culminou com a precisão preventiva de 44 jovens no bairro de Achada Santo António.

Esta Edição nº.  807do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de: João Serra, Pedro Ribeiro e Luís Kandjimbo.

PUB

PUB

PUB

To Top