PUB

Desporto

Mundial basquetebol: Seleção Nacional busca qualificação em Angola 

A Seleção Nacional de basquetebol parte hoje para Angola em busca de uma das cinco vagas africanas para o mundial da modalidade. Com o reforço de Betinho Gomes, o combinado nacional espera ainda conta com Edy Tavares. Cabo Verde estreia-se na sexta-feira, 24, frente à Guiné-Conacri. 

Na bagagem vai o foco na qualificação, já que o seleccionador de Cabo Verde, Emanuel Trovoada, assumiu à Inforpress o “orgulho” pessoal e nacional de tudo fazer dentro da quadra para qualificar os Tubarões Azuis, nome por que é conhecida a selecção cabo-verdiana, para o Mundial.

Mané, como é popularmente conhecido o timoneiro crioulo, acredita ainda que é possível contar com o concurso do gigante internacional cabo-verdiano, Edy Tavares, atleta do Real Madrid que ainda tem jogo da Euroliga para 23 do corrente, véspera da estreia de Cabo Verde ante a Guiné Conacri, em Luanda.

Reforço Betinho 

De resto, o reforço da última hora, o experiente basquetebolista Betinho Gomes, 2,00 metros e 100 quilogramas, e com vínculo contratual com o Benfica até 2026, já está incluído na caravana, para sua estreia na selecção A de Cabo Verde, depois de ter vestido a camisola da selecção de Portugal em 76 jogos.

Cabo Verde, de acordo com a calendarização, partilha o Grupo E com os combinados nacionais da Costa do Marfim, da Guiné Conacri, e de Angola.

O combinado crioulo, de acordo com a calendarização, estreia-se nesta quinta janela africana de qualificação a 24 deste mês diante da Guiné Conacri, para logo no dia seguinte, 25, defrontar os anfitriões de Angola, de modo que a 26 encerre a sua campanha ante a Costa do Marfim.

Cabo Verde com 11 pontos

As eliminatórias de qualificação africana para o Mundial’2023 começaram a ser disputadas em Novembro de 2021 e terminam em Fevereiro do ano em curso, envolvendo 16 selecções nacionais que competem pelas cinco vagas, em cinco janelas do torneio ao longo de 15 meses.

A Costa do Marfim, já qualificada, lidera o Grupo E com 14 pontos, seguida de Angola com 12, Cabo Verde com 11, Nigéria 10, Guiné Conacri e Uganda com oito pontos cada.

A selecção cabo-verdiana luta nesta janela de qualificação para uma das cinco vagas africanas na Copa do Mundo de Basquetebol FIBA’2023, programada para acontecer de 25 de Agosto a 10 de Setembro de 2023 no Japão, Indonésia e Filipinas.

Convocados 

Os convocados para “Operação” Angola: Wil Tavares (Balkan, Bulgária), Shane da Rosa (Piratas, EUA) Ivan Almeida (Benfica, Portugal) Fidel Mendonça (Prédio, Cabo Verde), Patrick Mendes “Puto” (Almeria, Espanha), – Patrick Spencer “Giannis” (Zentro Basket Madrid, Espanha), Jeft Xavier (EUA),  Joel Almeida (CAP, Camarões), Kevin Gomes  “Kevón” (Porto, Portugal), Anderson Correia, (Petro de Luanda, Angola), Kevin Koronel (Mans, França), Michel Mendes (Piratas, EUA), Walter Tavares “Edy” (Real Madrid, Espanha) e Betinho (Benfica, Portugal).

A equipa técnica é constituída pelos treinadores Emanuel Trovoada (principal) e pelos adjuntos Daniel Miranda e José Vieira.

C/ Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top