PUB

Destaques

Destaques da edição 808 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Concessão dos transportes marítimos por um fio
O “plano B” do Governo passa pela aquisição de mais navios
Diante dos arrastados problemas que o sector dos transportes marítimos continua a padecer, o Governo tem em elaboração um “Plano B”, que passa pela aquisição de novos navios e uma maior responsabilização da companhia CV Interilhas. Este cenário não se desenha, porém, fácil, tendo em vista a grande dificuldade em encontrar no mercado embarcações adequadas para os mares de Cabo Verde.

Ambiente
Achada São Filipe aflita com fumaça de britadeira
Os moradores da Achada São Filipe, na Praia, estão aflitos e desanimados com a poeira de uma britadeira instalada na ribeira, que tem causado problemas de saúde, para além de afectar as parcelas agrícolas da região. Em 2021, já tinham feito um abaixo-assinado para travar a instalação da indústria no local, mas sem sucesso.

Blog “Alma de viajante”
Santo Antão a ilha mais bonita do arquipélago
O blogger de viagem Filipe Morato Gomes, do blog “Alma de Viajante”, elegeu Santo Antão como a mais bela ilha de Cabo Verde. Durante oito dias em que esse viajante passou a explorar a ilha das montanhas elencou um roteiro com trilhos e paisagens a conhecer por quem visita a ilha.

Ucrânia
A tragédia da guerra a partir de Cabo Verde
Antoinette Combrie, 55 anos, nasceu na Ucrânia, terra da mãe, mas vive em Cabo Verde desde os 28 anos, altura em que veio para cuidar do pai, Pedro Lopes, Combatente da Liberdade da Pátria, que se encontrava doente. Desde então, nunca mais partiu. No coração guardou sempre um amor imenso à Ucrânia, onde tem muitos familiares maternos e tem planos para um dia regressar. Em entrevista ao A NAÇÃO fala dos seus sentimentos sobre esta guerra que lhe deixou uma “dor cravada na alma”.

Montsú é bicampeão do carnaval do Mindelo 2023
O grupo Monte Sossego é o grande vencedor do Carnaval do Mindelo 2023. Além da classificação geral, garantiu sete prémios individuais. Com um enredo recheado de crítica social, o Montsu, como também é conhecido, criticou a falta de habitação condigna, a segurança, os criminosos do colarinho branco, justiça e desemprego no país.

Esta Edição nº.  808do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de: Cesar Garcia, Ednilson Fernandes, Germano Almeida, Josep Borrel, Luís Kandjimbo e Redy Lima.

PUB

PUB

PUB

To Top