PUB

São Vicente

Patrícia Silva, prémio Kakoi 2023, levou tabu sobre o abuso sexual de menores para as ruas do Mindelo

Vencedora do prémio Kakoi individual 2023, a actriz e professora Patrícia Silva levou para as ruas do centro do Mindelo, no Carnaval, uma performance sobre o abuso sexual de menores. Forte e emotivo, a personagem “Kiki” carregava estórias de vítimas de abusos e de muita dor. Para a actriz, a apresentação foi uma necessidade de “vomitar” o abuso sexual e chamar atenção para o problema. Kiki estreará no teatro em breve.

Da inocência ao medo, da dor à revolta. Foi assim que Patrícia Silva levou para o maior palco do Carnaval de Cabo Verde a personagem Kiki e o abuso sexual de menores. Construída de base, a personagem transmitiu a inocência da infância, o abuso sexual, o medo, o pedido de ajuda, a aflição e as consequências de abusos sexuais.

A personagem começou a ser construída em Outubro e a partir daí ganhou nome, estória e caracterização. Cada sapato carregado pela personagem representava uma vivência de abuso sexual, dando vida a cada uma na avenida.

Para Patrícia, que está acostumada com personagens mais cômicos, dar vida a Kiki não foi tarefa fácil. “Foi um processo duro. Kiki é uma personagem que carrega todos os sentimentos de dor, violência e tristeza. Colocar-se no lugar de uma vítima foi difícil, por mais que nunca vamos conseguir transmitir a verdadeira dor”, considera.

Impactar e chamar atenção

Segundo conta ao A NAÇÃO, a performance surge da necessidade de fazer algo em prol do problema e “vomitar” o abuso de menores. “Já não estava a conseguir apenas ouvir noticias de abusos sexuais e não fazer nada. Tive a necessidade de falar e vomitar o abuso sexual, impactar e chamar atenção para o problema”, conta.

Patrícia Silva aponta reacções diversas à sua performance, desde quem aplaudiu e entendeu a mensagem, mas também de quem não se interessou e riu, por exemplo, da encenação de uma violação. Acredita que reacções do tipo, mesmo em apresentações de teatro, exemplificam a omissão da sociedade em casos de violação sexual.

Kiki no teatro

A performance foi repetida várias vezes ao longo do trajecto e teve quem se sensibilizou, como é o caso de mulheres que enviaram mensagem à actriz agradecendo por lhes dar voz.

Kiki vai agora pisar os palcos dos teatros, já que Patrícia Silva vai montar uma peça com o tema e dar o seu contributo para que o abuso sexual seja abordado, tema de conversa e para que a proteção das crianças deixe de ser negligenciada.

Vencedora do prémio Kakoi individual 2023, a performance de Patrícia Silva teve apoio do encenador Dy Fortes e figurino de Benito Lopes.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 809, de 02 de Março de 2023

PUB

PUB

PUB

To Top