PUB

Talento

De Nova Iorque para as ruas do mundo: A importância da luta pelos direitos das mulheres

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em vários países a 8 de Março. A primeira manifestação de mulheres ocorreu em Nova York, a 26 de fevereiro de 1909. A passeata contou com cerca de 15 mil mulheres que protestaram por melhores condições de trabalho, que na época eram muito precárias e exploradoras. 

Em Outubro do ano seguinte, em Copenhague, capital da Dinamarca, aconteceu a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, na qual a líder socialista alemã Clara Zetkin sugeriu que houvesse uma agenda anual de acções em prol das mulheres.
Até o momento, não havia uma data estabelecida, mas já em Fevereiro do ano seguinte, 1911, diferentes manifestações foram iniciadas. A partir de então, as manifestações começaram a acontecer anualmente em diferentes datas entre Fevereiro e Março, de acordo com cada país.A 8 de Março de 1917, na Rússia, um grupo de operárias saiu às ruas para protestar contra a fome e contra a Primeira Guerra Mundial.
Foram fortemente repreendidas e o episódio acabou dando início à Revolução Russa. Desde então, o movimento internacional socialista adotou a data como o Dia internacional da Mulher e as comemorações passaram a ser realizadas no mesmo dia em vários países.
A ONU — Organização das Nações Unidas — declarou 1975 como o “Ano Internacional da Mulher” e, foi a partir desse ano que o 8 de março foi oficializado como Dia Internacional da Mulher.
Anualmente, homens e mulheres de todas as idades vão às ruas nessa data para manifestarem apoio às conquistas e para lutarem por mais direitos e respeito, nomeadamente por direitos iguais, ressignificação do papel da mulher na sociedade, igualdade salarial e luta contra a violência. 

PUB

PUB

PUB

To Top