PUB

Economia

Empresas: São Vicente liderou facturação média em 2021

O número de empresas existentes no país aumentou 2,6%, em 2021, face a 2020, existindo 11.404 mil empresas activas, que empregavam 72.940 trabalhadores, mais 2,2% que no ano anterior. Os dados constam do último Inquérito Anual às Empresas de 2021 realizado pelo INE, revelado esta semana. No total, as empresas geraram cerca de 248 milhões de contos em volume de negócios em 2021, um acréscimo de 6,6%, face ao ano anterior.

Já são conhecidos os principais resultados do último Inquérito Anual às Empresas realizado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), relativo a 2021. Este é por isso o documento mais recente sobre o cenário empresarial do país, relativo ainda ao segundo ano da covid-19, deixando transparecer um retrato do impacto da pandemia, especialmente no mercado turístico, como iremos ver.

Conforme os dados disponibilizados já pelo INE, em 2021 existiam 11.404 empresas activas, traduzindo-se num aumento de 2,6% face a 2020, ano inicial da pandemia, em que os números evidenciavam a existência de 11.115 empresas. Na prática, de 2020 para 2021 houve um aumento de 289 empresas activas.

No total, essas 11.404 empresas empregavam 72.940 trabalhadores, correspondendo a um aumento de 2,2% face a 2020, em que os dados apontavam para 71.371 empregos gerados. Isto significa que em 2021 houve um aumento de 1569 pessoas empregues, face ao ano anterior. 

Comércio lidera empresas e volume de negócios

Se especificarmos as empresas activas por sector, os dados do INE mostram que a maioria (cerca de 67% das empresas activas) estavam concentradas nos sectores do Comércio (44,0%), Alojamento e Restauração (16,7%) e Indústria Transformadora (9,8%).

De notar ainda que o sector do Comércio continua a ser o maior empregador do país, ao gerar 23,4% dos 72.940 postos de trabalho. Este é, também, o sector que mais volume de negócios gerou em 2021, ou seja, cerca de 49% do total, contra 46% gerado em 2020.

No total, os dados do INE mostram que as 11.404 empresas activas no país geraram um volume de negócios de cerca de 248 milhões de contos, em 2021, representando um acréscimo de 6,6% em relação a 2020.

São Vicente lidera facturação média

É que em 2020, as empresas activas facturaram cerca de 237 milhões de contos, ou seja, menos 29,9% em relação a 2019, ano anterior à pandemia.

No que diz respeito à facturação média por trabalhador, São Vicente lidera com 4.584 contos, enquanto a ilha do Maio, por exemplo, está na contramão como aquela que menos valor gerou por trabalhador (806 contos).

Relativamente à facturação média por empresa, São Vicente continua a liderar com 37.494 contos, em 2021, contra 32.024 contos registados em 2020, verificando-se um aumento de 5470 contos.

De notar que, apesar de em 2021 o volume de negócios ter registado, de forma geral, aumentos na maioria das ilhas, o mesmo não aconteceu no Sal, Boa Vista e Maio, sendo que as duas primeiras ilhas são bastante dependentes de fluxos turísticos, estando ainda em 2021 vários hotéis encerrados, tendo se experiência uma retoma mais a partir do final desse ano.

Maioria sem contabilidade organizada

Mas este inquérito Anual mostra ainda que, no que diz respeito ao tipo de empresas, a maioria, ou seja, 68,1% das empresas activas, eram empresas em nome individual/sociedade unipessoais. Igualmente, a maioria (63%) não possui contabilidade organizada.

No que toca à dimensão, cerca de 74% das empresas activas no país, em 2021, eram microempresas e somente 2,4% pertencem à categoria de grandes empresas.

Concertação Social: Parceiros querem Comissão para trabalhar linhas de acordo estratégico 2023/2026

A criação de uma Comissão que irá trabalhar nas linhas orientadoras do novo acordo de Concertação Social (2023/2026) foi uma das principais conclusões da reunião do Conselho de Concertação Estratégica que esteve reunido na Praia, na passada terça-feira.

A intenção é que o documento esteja pronto em Julho e que reúna o consenso e sintonia de Governo e parceiros sociais quanto ao plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS 2), que, como se sabe, é um instrumento que vai definir um conjunto de objetivos a serem alcançados e políticas a empreender nesse horizonte temporal. Sendo certo o combate ao desemprego e pobreza como essenciais para o desenvolvimento económico sustentável.

No encontro foi debatido ainda as alterações ao código laboral e a operacionalização do Conselho Económico e Social, entre outros. 

No final da reunião Ulisses Correia e Silva mostrou-se satisfeito com os resultados, enfatizando que o PEDS  “é um instrumento importante, orientador, estratégico, definidor de políticas e objetivos” para o futuro próximo, permitindo que quer o governo, quer os municípios, o sector privado e as organizações da sociedade civil, assim como os próprios cidadãos e as famílias tenham um “referencial do futuro”, do país.

A revisão do código laboral, disse também, “é uma reforma necessária”, admitindo que, em questões de reformas laborais nunca há “convergência total”. Temos de ter o máximo de interesses convergentes para que possamos melhorar o nível de competitividade da economia do país”.

Sindicatos com abertura

Já a secretária-geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida disse que a sua Central apoia e aprova na “totalidade” as linhas do PEDS 2, porque “foi um plano que foi amplamente discutido com os parceiros, sociedade civil e câmaras, de uma maneira geral”, bem como o acordo de concertação estratégico, para o qual diz estarem “abertos” para, em debate, “discutirmos, dialogarmos”.

Na mesma linha, o presidente da CCSL, José Manuel Vaz, mostrou-se confiante neste documento estratégico para o país, bem como no que toca aos consensos do futuro acordo de concertação estratégica.

“O Acordo de concertação estratégica, para nós é um documento muito importante, que nós aprovamos e apoiamos e vamos designar um elemento para representar a CCSL na comissão aqui criada”, disse.

Contudo, no que toca alteração do código laboral, realçou que o CCSL tinha uma expectativa “um pouco negativa”, mas que a proposta apresentada na reunião, no que toca aos termos de referência é “positiva”. 

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 811, de 16 de Março de 2023

PUB

PUB

PUB

To Top