PUB

Destaques

Destaques da edição 816 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Classificação da língua portuguesa como património imaterial
Aprovação na generalidade foi irregular

  • Língua portuguesa põe sistema MpD em parafuso
  • PAICV diz que língua nacional merece tratamento digno
  • Dulce Lush: A classificação de uma língua a património imaterial é uma questão de Cabo Verde… e não de UNESCO

O debate sobre o diploma que classifica a língua portuguesa como património cultural imaterial de Cabo Verde pôs nu uma certa impreparação da Mesa da Assembleia Nacional em lidar com alguns institutos do regimento e de certos comandos constitucionais. A aprovação da iniciativa legislativa da deputada Mircéa Delgado, do MpD, foi irregular. Mas mais do que isso, o “debate” mostrou que a língua portuguesa mais divide do que une os deputados da nação. 

Transportes marítimos mais caros 20 por cento e medida inédita
Cabo-verdianos pagam menos que estrangeiros
Não há mais voltas a dar. Viajar de barco está mais caro a partir desta quinta-feira. As tarifas interilhas vão subir 80% para cidadãos não-residentes e 20% para os residentes, conforme a actualização da Direcção Nacional de Política do Mar. O Governo, rendido aos argumentos da Cabo Verde Interilhas, espera uma melhoria no sector.

Plano de retoma em dificuldades
TACV deve à banca 44 milhões de euros
Os accionistas da TACV vão estar reunidos em Assembleia Geral com as contas de 2020 e o plano de negócios 2023/2027 na agenda, mas não se vai fazer uma análise do Plano de Retoma e Estabilização 2022-2023, que está muito longe de ser cumprido. A TACV deve actualmente à banca 44 milhões de euros.

Ruptura de insulina nas farmácias
Doentes com diabetes esgotados e preocupados com a situação
As pessoas que vivem com diabetes estão esgotadas com a ruptura frequente da insulina nas farmácias do país. A escassez do medicamento tem sido vista com muita preocupação por parte dos doentes que chegam a temer pela vida. Há quem já foi parar ao banco de urgências devido à falta de insulina no mercado.

A vida aventurosa de Djunga de Biluca
Foi marinheiro, electricista, empresário, agente artístico, compositor, activista pela independência de Cabo Verde. Marcou como ninguém a comunidade cabo-verdiana, nos Países Baixos – a Holanda, como então se dizia. A vida venturosa de João Silva, ou Djunga de Biluca, como era conhecido, chegou ao fim, na passada segunda-feira, aos 94 anos, em Roterdão. Aqui viveu a maior parte da sua vida, tendo sido, igualmente, logo após a independência, cônsul-geral de Cabo Verde no Benelux – Holanda, Bélgica e Luxemburgo.

Nacional de futebol arranca com jogos no sábado e domingo em seis estádios
O campeonato nacional de futebol de Cabo Verde, 2022/23, vai ser inaugurado este final-de-semana com três jogos no sábado e outros tantos no domingo, de acordo com a Federação Cabo-verdiana de Futebol. Este campeonato vai custar 49 mil contos à FCF. Os jogadores serão submetidos a controlo de dopping.

Esta Edição nº.  816do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de: Germano Almeida e Luís Kandjimbo; a par da crónica de Marciano Moreira

PUB

PUB

PUB

To Top