PUB

Destaques

Destaques da edição 820 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

SOFA
Cidadãos continuam à espera do Constitucional
Está a mofar nas gavetas do Tribunal Constitucional (TC), há quatro anos, o requerimento do Provedor de Justiça sobre a fiscalização abstracta e sucessiva da constitucionalidade do acordo SOFA (Status Of Forces Agreement), assinado entre os governos de Cabo Verde e dos Estados Unidos da América, em Setembro de 2017. Um pedido similar formulado pelo PAICV já foi decidido.

Segurança Social
INPS tem tido uma gestão “prudente”
Financiador exclusivo do Fundo Soberano, com uma carteira de activos avaliada em 85 milhões de contos, aproximadamente 40% do PIB de Cabo Verde, o INPS tem tido uma “gestão prudente e conservadora”. Esta é avaliação é do seu actual presidente, Mário Rui Fernandes, que admite novas formas de investimento e de rendibilidade do património do INPS. No acerto de contas, impõe-se resolver a situação da dívida do Estado, que ascende os 5,2 milhões de contos, correspondentes a 71% das dívidas totais, à Previdência Social.

Boston
Suspeito de assassinato de Zenira detido por fraude de passaporte
Johnny Brandão, fugitivo suspeito de dois casos de assassinato em Cabo Verde (da salense Zenira Gomes e do cambista Branco) foi ouvido na segunda-feira,15, pela justiça norte-americana, na sequência da sua detenção por fraude de passaporte. A Procuradoria Federal propôs uma pena entre 10 a 16 meses de cadeia, o que contraria um comunicado do Ministério Público de Cabo Verde que avançou que Johnny pode enfrentar uma pena de até 10 anos de cadeia nos EUA.

Opinião – António Lima
Cabo Verde e o povo Saharaoui

A aventura cabo-verdiana de Kamal Hojeige
É um dos homens de negócios mais influentes em Cabo Verde. Apesar das origens libanesas e de ter nascido no Senegal, Kamal Hojeige tem a nacionalidade cabo-verdiana, há mais de 20 anos. Conhecido pelas lojas Kyhm Negoce, espalhadas pelas ilhas, os seus negócios não se ficam pelo comércio. Exemplo disso é o Praça Center, no Palmarejo, do futuro edifício para o mercado do Sucupira, ou o prédio de cinco andares, no Platô, recentemente alvo de polémica, com ministro Abraão Vicente.

Esta Edição nº.  820do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de: João Serra, Pedro Ribeiro, Péricles Tavares, Seidy de Pina, Tony Lima e Luís Kandjimbo; a par da Crónica de Marciano Moreira

PUB

PUB

PUB

To Top