PUB

Destaques

Destaques da edição 825 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Fundos do Ambiente e do Turismo
Relatórios extraviaram-se no Gabinete de Olavo Correia
Renato Fernandes, antigo inspector da IGF, que vem sendo acusado pelo MpD de ter vazado os relatórios do Fundos do Ambiente e do Turismo, refuta as acusações, e diz ter conhecimento que a fuga terá acontecido a partir do Gabinete de Olavo Correia. Fernandes fala esta quinta-feira ao país através de uma conferência de imprensa.

Ilegal
“Faixas horárias” da TACV penhoradas em Portugal
As “faixas horárias” da Transportadora Aérea Cabo-verdiana (TACV) foram penhoradas e colocados à venda, em leilão online, em Portugal, esta segunda-feira,19. Em causa, uma dívida de cerca de 23 mil contos à empresa de informática, Wzh Services, Lda. O caso remonta a 2021, no tempo dos islandeses. A TACV já accionou os advogados garantindo que a penhora-e-venda é “ilegal” e que não põe em risco as operações.

CPI Casa para Todos
Convocatória ao PR é “caboverdura”
A decisão de convocar o PR para depor na CPI do Programa Casa para Todos é “claramente” inconstitucional, tendo em conta que o Chefe de Estado não responde politicamente perante o Parlamento. Ulisses Correia e Silva diz que o PR pode responder por escrito, mas não há cobertura legal para o efeito. José Maria Neves desafia, a propósito, o presidente do MpD a dizer qual é a estratégia desse partido em relação a questões institucionais.

Portugal
Mais de 4 mil vistos de trabalho em seis meses
As novas medidas para a facilitação de vistos a viajantes frequentes, para Portugal e Europa, através do Centro Comum de Vistos, na Praia, são para os utentes desse serviço um sinal de que algo começa a melhorar neste campo. Para o cônsul Francisco de Meneses, essa é uma das provas de que não se está de braços cruzados diante dos problemas existentes. Somente nos últimos seis meses, foram emitidos 4.138 vistos de trabalho, sendo que a taxa de recusa ronda os 3% (vistos nacionais).

Oumar Barry
Do Fouta-Djalon para as ilhas de Cabo Verde
Veio da antiga Jugoslávia, já engenheiro agrónomo, directamente para Cabo Verde, pela mão da jovem esposa, cabo-verdiana, também recém-formada nesse país do Leste Europeu. Ao aterrar na ilha do Sal, em 1982, messieur Oumar Barry, como alguns ainda o tratam, olhou com respeito e temor a secura da terra natal da sua amada. «…Um país sem água», murmurou, entredentes. Um espanto, para quem amava tanto a agricultura e havia nascido nas montanhas verdes e húmidas do Fouta-Djalon, na sua Guiné-Conakry natal.

 Esta Edição nº.  825do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de, Carlos Carvalho,  Germano Almeida, João Serra,  Luís Kandjimbo e Seidy de Pina

PUB

PUB

PUB

To Top