PUB

Destaques

Destaques da edição 830 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Privatização das operações portuárias
Balança pende para o Grupo ETE
A privatização da gestão dos portos de Cabo Verde reeditou a luta de bastidores entre o grupo ETE, accionista maioritário da CV Interilhas, e o Grupo Sousa. Ambos portugueses, o primeiro defende o modelo de subconcessão assente num sistema monopolista de exploração portuária, enquanto o segundo advoga um modelo de licenciamento. A NAÇÃO sabe que o Governo, segundo um estudo da Enapor, está mais inclinado para o modelo do agrado do Grupo ETE.

Democracia
Saída em massa de jovens para o estrangeiro espelha o Estado da Nação
O Estado da Nação é espelhado, neste momento, pela elevada procura por ofertas de trabalho no estrangeiro. O fenómeno é visível com a acentuada procura de vistos no Centro Comum de Vistos, na Praia, e nas delegações em São Vicente e no Sal. Segurança e saúde são outros domínios que devem merecer a atenção dos actores políticos, esta semana, durante o debate do Estado da Nação.

Evacuações/2022
INPS desembolsou mais de 580 mil contos só em subsídio diário único
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) desembolsou 580.912 mil contos, só em subsídio diário único em 2022, em evacuações externas para Portugal. Um aumento de 84.574 mil contos, em relação a 2021. Os dados foram avançados à margem do Fórum de Evacuações Médicas, realizado no início desta semana, na Praia. A implementação de um sistema integrado de informação para evacuados, a aposta na prevenção e rastreio precoce de doenças, o reforço do Orçamento de Estado para a Saúde, o investimento em equipamentos para tratar os doentes no país e a revisão da legislação em vigor foram algumas das principais conclusões. A meta é reduzir significativamente os custos e as evacuações.

Opinião – João Serra
Gestão do dinheiro público – o caso da TACV/CVA

Praias de Santiago sem casas de banho públicas
Os banhistas que frequentam as praias mais populares da ilha de Santiago consideram importante haver um sanitário público, especialmente tendo em conta a importância do Turismo para Cabo Verde. Contudo, uma das maiores preocupações continua a ser a segurança nas praias. Entre outras reivindicações, os nadadores apelam a “menos álcool e mais responsabilidade” para uma época balnear mais tranquila.

 Esta Edição nº. 830, do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de, Aidé Carvalho, Francisco Fragoso, João Serra, Luís Kandjimbo, Vander Gomes e Vladimir Putin; a par da crónica de Marciano Moreira

PUB

PUB

PUB

To Top