PUB

Ambiente

Turismo Sustentável: Elisângelo Tavares sonha limpar 60% dos resíduos de plástico, vidro e metal até 2030, nas praias da Boa Vista

Elisângelo Moniz Tavares é um jovem que se dedica à limpeza do mar desde os 13 anos e, atualmente, dirige uma ONG chamada “Projeto de Turismo Sustentável e Saudável na Ilha da Boa Vista”. O sonho do ativista social é de, até 2030, retirar das praias da ilha 60% dos resíduos de plástico, vidro e metal deixados para trás. Mas para isso, precisa de mais voluntários e financiamento.

Elisângelo diz que desde sempre teve essa consciência ambiental e queria fazer algo para ajudar a natureza, mais propriamente as praias balneares da ilha das Dunas.

Em 2020 conseguiu juntar cerca de 32 voluntários, jovens e crianças, para uma mega campanha de limpeza na praia do Estoril, uma das praias balneares mais visitadas da ilha da Boa Vista, situada no litoral da cidade de Sal Rei, daí nasceu a ONG e, desde então, nunca mais parou e a intenção é fazer sempre mais.

“A praia do Estoril é uma das praias mais apreciadas pela população local e turistas, principalmente aos finais de semana, além de existir vários empreendimentos turísticos naquela zona. Com este projeto pretendo mostrar a importância da necessidade de limpeza das praias, evitando a contaminação da água do mar, da praia em si, e que a ilha tenha segurança higiénica e sanitária para receber turistas” afirma o ativista.

Mais meios, mais voluntários e financiamento suficiente

De acordo com o Elisângelo, a ideia é estender o projeto a toda a ilha e retirar das praias resíduos sólidos deixados para trás pelos banhistas.

“A ideia é limpar 60% dos resíduos de plástico, vidro e metal até 2030 ao longo de um período de seis anos, podendo mesmo chegar a 70% com financiamento atempado” assevera.

Segundo o ativista, o alargamento do projeto a todas as praias da ilha depende de um conjunto de factores e se não os tiver “fica difícil” continuar com o projeto da forma como idealizou.

“Para continuar a fazer a limpeza em outras praias precisamos de um corpo de voluntários e financiamento suficiente. Esta primeira campanha de limpeza [praia do Estoril] foi feita para incentivar outros jovens e despertar neles este movimento associativo para continuarem com este projeto no futuro”, assegura o ativista.

Não fica só pelas campanhas de limpeza

Além da limpeza das praias o projeto inclui ainda a colocação de caixotes de lixo confeccionados com produtos recicláveis e ainda sinalização ao longo da praia do Estoril, com mensagens sobre a limpeza das praias e sua importância.

Elisângelo Tavares assegura que a limpeza da praia do Estoril foi só o começo do Projeto  Turismo Sustentável e Saudável pois, segundo o mesmo, “uma praia limpa é uma praia mais segura” e disse, ainda, que já estão a definir a próxima praia a ser contemplada.

 

Tiago Ribeiro

PUB

PUB

PUB

To Top