PUB

Destaques

Destaques da edição 841 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

BCV defende contenção salarial para travar inflação

  • Resolução sobre aumento salarial no BCV pode estar ferida de ilegalidade

 Banco de Cabo Verde tem recomendado, reiteradamente, a moderação salarial como forma de travar a inflação. No entanto, ao arrepio das suas próprias recomendações neste domínio, o Governador e os administradores do BCV tiveram, há poucas semanas, os seus salários aumentados em 17 e 18,4%, com o agravante de os retroactivos com efeitos a Janeiro deste ano estarem feridos de ilegalidade.

 Alexandre Monteiro
“A transição energética também gera benefícios económicos”
Cabo Verde definiu como meta ultrapassar os 50% de penetração de electricidade produzida a partir de fontes renováveis ate 2030. Só com os projectos já em curso, estima-se atingir os 30% de renováveis já em 2025, conforme prevê o ministro da tutela, Alexandre Monteiro. Para chegar a meta, será necessário um investimento de 520 milhões de euros.

Contrafacção
Drogas para aumentar potência sexual chegam de Bissau e Dakar
A eficácia das políticas de controlo de produtos sujeitos a impostos especiais de consumo, em Cabo Verde, “continua a ser fraca”. Este é um dos realces do relatório do Global Organized Crime Index que, no domínio do comércio, destaca o facto de o aeroporto da Praia ser a porta de entrada de medicamentos contrafeitos, incluindo drogas para aumentar a potência sexual, a partir de Dakar e Bissau.

Opinião – Luís Kandjimbo
Delfim de Faria e Baltasar Lopes e a “caboverdeanidade”

Ciência
Cabo Verde poderá ajudar na exploração espacial

“Marias
Dos EUA para o mundo, cabo-verdiana aposta em marca de roupa
Nayara Santos, jovem cabo-verdiana de 26 anos, lançou recentemente, nos Estados Unidos da América (EUA), uma nova marca de roupas, “Marias”, sendo esta a sua estreia no mundo de negócio próprio. Após o lançamento, que aconteceu no sábado, 7, as peças já se encontram disponíveis e a venda será exclusivamente online, com envio para todo o mundo. 

Esta Edição nº.  841, do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de, Deisy Rocha e Fredilson Melo,  Luís Kandjimbo e Pedro Clóvis.

PUB

PUB

PUB

To Top