PUB

Destaques

Destaques da edição 842 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

João Baptista Pereira deixa liderança do Grupo Parlamentar do PAICV

  • Démis Almeida e Luís Pires disputam liderança parlamentar do PAICV

É o fim de ciclo para João Baptista Pereira como líder parlamentar do PAICV. E para o seu lugar posicionam-se Démis Almeida e Luís Pires. O primeiro pretende desconstruir a narrativa “inócua” do Governo que se estriba nas crises para tentar camuflar os “maus resultados” governação, enquanto o segundo defende que o país precisa de uma nova visão e de novas respostas para estes novos tempos.

Internet
Os perigos das ‘drogas digitais’ (telemóveis, redes sociais…)
A psiquiatra norte-americana Anna Lembke considera os telemóveis, a internet e a chamada ‘mídia digital’ drogas potentes e que qualquer pessoa pode desenvolver o vício. Em entrevista à revista brasileira Veja, a psiquiatra não deixou dúvidas: “Elas (as drogas digitais) activam os mesmos circuitos que as drogas mais tradicionais, como o álcool”.

Mundo
África e o conflito Israel-Hamas

  • Cabral e a Palestina

O conflito israelo-palestiniano não está a passar à margem do continente africano, de Argel ao Cabo. Apesar de avanços em África nos últimos anos, com abertura de embaixadas e negócios, o país de Benjamin Netanyahu é, ainda, mal visto (ou percepcionado) pela grande maioria dos africanos, tendencialmente mais próximos da Palestina. Cabo Verde está entre os países que desde o primeiro momento do massacre de 7 de Outubro condenou o Hamas, sem deixar, porém, de lembrar a necessidade de encontrar uma solução duradoura para o problema israelo-árabe.

Morte de recruta Davidson
Forças Armadas abrem inquérito para apurar denúncias

Uma denúncia anónima de um recruta do quartel do Morro Branco, em São Vicente, aponta que Davidson Barros, falecido na passada sexta-feira, 13 de outubro, na sequência de um mal estar na fase final de uma marcha, teria manifestado cansaço extremo e pedido ajuda, que, no entanto, lhe foi negada. A mesma fonte aponta ainda agressões por parte de graduados e diz que foram instruídos a não dizer nada para fora da instituição. As Forças Armadas já abriram um inquérito para apurar os factos. Já a autopsia, realizada na segunda-feira, aponta que o jovem tinha gordura no sangue e coração.

Educação
Professores a caminho da greve nacional?
Milhares de professores em todo o país, com realce para Praia, São Vicente, Sal e Santo Antão, saíram às ruas para uma manifestação ontem, quarta-feira. Em causa as pendências da classe que se arrastam ano a ano. O facto de o Orçamento do Estado para 2024 não contemplar o aumento salarial e o montante para a resolução de todas as pendências de 2023 ajudou na mobilização.

Esta Edição nº.  842, do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de, António Pedro Lima, Carlos Carvalho, Germano Almeida, Luís Kandjimbo, Olímpio Tavares, Pedro Ribeiro, e Walter Lopes; a par da crónica de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top