PUB

Mundo

Índia: Ar irrespirável em Nova Deli – cidade atingiu níveis históricos de poluição

A qualidade do ar está bastante comprometida em várias regiões da Índia, sobretudo na capital, Nova Deli, onde a poluição atingiu níveis históricos.

As autoridades pedem à população que se proteja e que, sempre que possível, use os transportes públicos e deixe os carros e motos em casa.

As temperaturas estão a começar a cair na Índia e o vento a amainar, o que faz com que as densas nuvens de poluição fiquem estacionárias por cima da cidade.

Segundo o Ministério indiano do Ambiente, a qualidade do ar é muito baixa e a concentração de micropartículas está muito elevada. Estas partículas, segundo o ministério, são muito perigosas para a saúde porque se alojam nos pulmões e causam danos respiratórios graves.

Queimadas ao redor da capital agravam ainda mais o problema

Por outro lado, nesta altura do ano, começam as queimadas, nos campos agrícolas em redor da capital, o que provoca muito fumo, que se estende por centenas de quilómetros.

O Governo tem um plano de combate à poluição em Nova Deli, que passa, entre outras medidas, por pedir à população para usar mais os transportes públicos e menos os veículos privados.

Segundo os dados mais recentes, só no centro da cidade, a segunda mais populosa do mundo, com quase 33 milhões de habitantes, circulam mais de oito milhões de motos e quase quatro milhões de carros todos os dias.

C/ Sic Notícias

PUB

PUB

PUB

To Top