PUB

Economia

National Geographic destaca ilha do Sal – “A porta de entrada perfeita para Cabo Verde”

O site da conceituada revista National Geographic dedicou uma reportagem à ilha do Sal, na sua secção de viagens, publicada na passada sexta-feira, 27. A matéria intitulada “Cabo Verde: O que ver e fazer na ilha do Sal?” traz um roteiro de nove boas experiências a não perder na ilha mais turística do arquipélago, destacando que Sal é a porta de entrada “perfeita” para Cabo Verde.

O trabalho, assinado por Lucia Díaz Madurga, destaca, como é habitual nas reportagens da especialidade, as praias de “águas turquesa e areia branca”, assim com a “diversidade” de actividades que Sal disponibiliza. O facto de ser “uma das mais soalheiras e com melhor clima” do país, faz com que seja uma das ilhas mais turísticas de Cabo Verde.

O roteiro de nove “pistas” de locais e experiências a não perder numa visita ao Sal começa logo por destacar que a ilha é a porta de entrada “perfeita” para Cabo Verde, realçando que o país transformou-se num destino que “combina o exotismo africano com todas as maravilhas do clima caribenho”.

Santa Maria, uma cidade com carácter

Ao longo da reportagem, outra das nove “pistas” ou experiências sugeridas a vivenciar na ilha é o facto de Santa Maria ser uma cidade “com carácter”, referindo-se ao dia a dia das gentes da terra e à azáfama sentida no Pontão de Santa Maria, que combina o pulsar da ilha num só local.

“A pesca e o turismo são os motores de Santa Maria, a cidade mais conhecida da ilha. Os numerosos restaurantes e bares das suas ruas principais, bem como o seu antigo porto, ao qual chega grande parte do peixe todos os dias e de onde crianças e adultos mergulham nas águas azul-turquesa são alguns dos seus atractivos. À esquerda e à direita estendem-se praias quilométricas, onde autóctones e turistas desfrutam do sol”, pode ler-se na publicação.

Actividades náuticas

Igualmente, não fosse Sal o centro dos desportos náuticos em Cabo Verde, a reportagem evidencia ainda o facto de apesar de Sal ser uma das ilhas mais áridas do arquipélago, disponibiliza uma grande variedade de desportos de aventura, tanto em mar como em terra, realçando  que o facto de o desportista Mitu Monteiro ter sido campeão do mundo de kitesurf, em diversas ocasiões, transformou Sal num dos lugares “mais atraentes do arquipélago” para os fãs de desportos de mar.

Surf, mergulho, windsurf, motos de água, snorkel ou kitesurf são algumas das sugestões dos desportos que podem ser praticados no Sal.

“Para além dos passeios de buggy, outra actividade visualmente deslumbrante é o Zipline, uma tirolesa com mil metros de comprimento que sobrevoa a paisagem desértica e vulcânica da ilha, partindo da costa da Ponta da Fragata, cujas águas turquesa são um espectáculo incrível visto de cima”, aponta a reportagem do National Geographic.

Entre tubarões e tartarugas

Nadar entre tubarões ou ver tartarugas de perto, visitar Pedra de Lume,  uma das sete maravilhas naturais de Cabo Verde e que faz parte da Lista Indicativa do Património da Humanidade de 2016 estão também entre as nove sugestões de experiências a vivenciar por quem visita a ilha do Sal. 

Igual destaque tem Buracona, descrita como “uma zona de piscinas naturais de origem vulcânica onde fica a gruta do Olho Azul”.

Um local “rochoso natural de águas turquesa”, que é tido como paragem obrigatória, especialmente, “quando o sol entra nela na vertical e um olho azul intenso surge nas profundezas da gruta”.

Estes e outros motivos, não faltam para visitar a ilha do Sal na óptica da National Geographic, para quem, apesar de ser uma das “ilhas mais pequenas” de Cabo Verde, Sal “alarga-se para oferecer ao viajante inúmeras experiências que fundem África com as Antilhas”.

PUB

PUB

PUB

To Top