PUB

Destaques

Destaques da edição 844 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Segurança aeroportuária
Agentes de fronteiras querem compensação por cobrarem taxa turística
Em “manifesto” enviado ao Ministério da Administração Interna, os agentes dos serviços de fronteiras da Polícia Nacional dizem-se “obrigados” a cobrar a taxa turística aos cidadãos estrangeiros que entram no país. E, por essa prestação, não prevista nas funções da corporação, exigem uma “compensação financeira” ou então que a cobrança passe a ser feita por funcionários especializados.

Autoridade da Concorrência, um ano depois da sua criação
Um nado morto até mais ver
A Autoridade da Concorrência (AdC) ainda não conseguiu funcionar. Sem pessoal, ao que tudo indica, vai continuar inactiva por mais algum tempo, até ter orçamento próprio. A nomeação de Emanuel Barbosa para presidente dessa instituição é vista como um expediente para afastá-lo da política activa, como deputado.

ONU, Guerra Israel-Hamas
Abstenção de Cabo Verde por uma “trégua humanitária” em Gaza causa espanto
A começar pelo Presidente da República, a abstenção de Cabo Verde, na votação da resolução ‘humanitária’ da Assembleia Geral da ONU, na passada sexta-feira, é criticada por vários observadores e meios diplomáticos. Fala-se em pressões a que o país terá cedido, fruto de uma postura errática, seguida nos últimos anos, no plano internacional pelo Governo de Ulisses Correia e Silva.

Economia
Fogo em situação crítica de energia após avaria na central de produção
A ilha do Fogo está novamente com problemas graves de fornecimento de energia, após uma avaria ocorrida na madrugada de segunda-feira, num dos grupos de maior potência. Este colapso veio juntar-se à manutenção do outro grupo de maior potência, que decorre desde Outubro e que actualmente está paralisada, a aguardar peças do fornecedor.

Carla Fernandes sobreviveu à VBG quase que por milagre
Carla Fernandes é uma jovem, da Achada Grande Frente, sobrevivente de Violência Baseada no Género (VBG), que relata, ao A NAÇÃO, a sua triste e incrível história. No início deste ano, esteve quase um mês, entre a vida e a morte, no hospital da Praia, depois de ter uma faca cravada na cabeça, desferida pelo seu então companheiro. Sarena, individuo possessivo, foi há dias condenado a 20 anos de prisão.

 Esta Edição nº.  844, do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de, Carlos Carvalho, João Serra,  Luís Kandjimbo; a par da crónica de Marciano Moreira

PUB

PUB

PUB

To Top