PUB

Economia

Porto Novo: Retoma da indústria das pozolanas tida como certa para 2024

A retoma da exploração da indústria das pozolanas é tida como certa para 2024, segundo a Câmara Municipal do Porto Novo, no âmbito na concessão assinada no início desde ano entre o Governo e a cimenteira portuguesa Cimpor. A retoma poderá gerar 80 postos de trabalho.

Para a câmara do Porto Novo, a retoma da indústria das pozolanas, paralisadas desde 2013, com o encerramento da unidade de produção pelos investidores que vinham explorando a cimenteira desde 2005, vai “dinamizar a economia local ”, devendo gerar entre 60 a 80 empregos.

Numa recente visita a Santo Antão, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, assegurou que o contrato de concessão para exploração da indústria das pozolanas no município do Porto Novo, assinado em Maio deste ano com a Cimpor, já está a ser executado.

Condições

A Cimpor tem 18 meses, a contar a partir da data da assinatura do contrato, para criar as condições para a produção de cimento pozolânico em Santo Antão com recurso a pozolanas para servir o mercado nacional e internacional, num investimento de mais de 340 mil contos.

Numa fase inicial, segundo o contrato de concessão, o investimento vai abarcar uma área de 108 hectares para a produção de cerca de meio milhão de toneladas de cimento por ano.

c/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top