PUB

Cultura

“Como um Segredo na Boca do Universo” de José Luiz Tavares lançado hoje na Praia

O escritor e poeta cabo-verdiano José Luiz Tavares lança esta quinta-feira,9, na cidade da Praia, a sua antologia “Como um Segredo na Boca do Universo”, que engloba mais de uma quinzena de obras num percurso de 20 anos de publicação. O lançamento está marcado para esta tarde, na livraria Pedro Cardoso.

“Como um Segredo na Boca do Universo” é o mais novo livro de José Luíz Tavares a ser lançada hoje, às 18 horas, na livraria Pedro Cardoso.

A sinopse da obra, disponibilizada ao A NAÇÃO pelo próprio autor, adiante que este livro engloba mais de uma quinzena de obras, num percurso de vinte anos de publicação.

A obra de cerca de 1500 páginas coloca à disposição do leitor num único volume livros publicados em inúmeras chancelas e díspares geografias (de Moçambique a Colômbia).

Isto, além de incluir ainda dois livros inéditos intitulados “As Irrevogáveis Trevas” e “Um Preto de Maus Bofes” e a autobiografia poética e existencial do seu autor.

“Tal obra, pela sua densidade e extensão, construída em duas décadas de publicação, representa a mais singular e consequente aventura criativa da literatura cabo-verdiana, e quiçá da língua portuguesa, plasmada nas palavras de Pires Laranjeira, o maior especialista vivo nas literaturas africanas escritas em português”, dizia o sinopse do livro.

Considerações Pires Laranjeira sobre José Luiz Tavares

Dentre as considerações, Pires Laranjeira refere a José Luiz Tavares como “provavelmente o poeta mais inusitado que surgiu nas literaturas africanas de língua portuguesa após as independências dos países”.

Além de “As Irrevogáveis Trevas” e “Um Preto de Maus Bofes” que são inéditas, “Como um Segredo na Boca do Universo – Obra Completa Mente Inacabada” engloba “Paraíso Apagado por um Trovão (2004), “Cidade do Mais Antigo Nome” (2010), “Lisbon Blues” (2015), “Arder a Vida Inteira” (2016), “Polaroides de Distintos Naufrágios” (2017), “Rua Antes do Céu” (2017), e “Instruções para Uso Posterior ao Naufrágio” (2019).

Depois da sua primeira publicação em Portugal, em meados de Fevereiro, o livro editado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda chega agora ao arquipélago, com lançamento hoje às 18 horas, na Livraria Pedro Cardoso.

A apresentação estará a cargo de Rui Guilherme Figueiredo da Silva.

Sobre o autor…

José Luiz Tavares nasceu a 10 de Julho, Dia de Camões, no ano de 1967 em Chão Bom, concelho do Tarrafal de Santiago.

Estudou literatura e filosofia em Portugal, onde vive em exílio voluntário, dedicado à sua obra.

A nível da literatura conta com vinte livros publicados desde a sua estreia em 2003, com “Paraíso Apagado por um Trovão”.

É o escritor mais premiado de sempre de Cabo Verde, tendo recebido, no seu país e no estrangeiro.

De entre as várias distinções recebeu o Prémio Revelação Cesário Verde, CMO 1999; Prémio Mário António de Poesia, Fundação Calouste Gulbenkian (2004); Prémio Jorge Barbosa Associação de Escritores Cabo-verdianos (2006); Prémio Pedro Cardoso, Ministério da Cultura de Cabo Verde (2009); Prémio de Poesia Cidade de Ourense (Espanha, 2010); Prémio BCA/Academia Cabo-verdiana de Letras (2016).

Nos anos de 2008, 2009 e 2010 recebeu o Prémio Literatura para Todos do Ministério da Educação do Brasil, por livros destinados a neo-leitores jovens e adultos; Prémio Vasco Graça Moura /Imprensa Nacional Casa da Moeda (2018).

Os seus livros traduzido para inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, mandarim, neerlandês, russo, finlandês, catalão, galês e letão integram o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde e de Portugal.

PUB

PUB

PUB

To Top