PUB

Ambiente

INMG alerta para provável agravamento dos abalos sísmicos na Brava, nos próximos dias

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) alertou que a situação sísmica da ilha Brava continuará instável e é provável que, do ponto de vista sísmico, o estado se agrave nos próximos dias.  O INMG manterá o estado de alerta na ilha no nível 3, e diz que continuará a fazer o acompanhamento da situação. Esse organismo assegura à população que não há motivos para alarme.

O alerta foi dado depois de registado, na madrugada de hoje, um tremor harmónico definido como “um sinal sísmico contínuo que é caracterizado por ter frequências múltiplas produzido pelo escoamento de gases de origem vulcânica”.

Segundo nota de imprensa, nas últimas 24h, foram igualmente registados três eventos de magnitude superior a três na escala de Richter sentidos pela população, todos localizados na zona da Praia da Aguada, o que levou o INMG a manter o estado de alerta na ilha no nível 3, devido à ocorrência de sismos sentidos frequentemente.

“Fisicamente, quer dizer que a quantidade de magma que se acumulou na base da ilha aumentou” explica o comunicado sobre o nível 3 de alerta para a ilha.

No entanto assegurou à população que não há motivos para alarme.

Fenómeno observado na encosta leste da Ilha do Fogo não se trata de nuvem eruptiva

Quanto ao fenómeno observado na encosta leste de ilha do Fogo o INMG assegurou que não se trata de uma nuvem eruptiva pois segundo dados da Rede de Monitorização Geofísica do Vulcão do Fogo não mostram nenhuma anomalia, que pudessem apontar para uma eventual erupção, em curso ou na iminência de acontecer.

A fumaça observada é resultado da queda de pedras que segundo o INMG é frequente naquele sítio e pode ser resultado de uma maior erosão do solo devido às fortes precipitações sentida na ilha neste ano.

PUB

PUB

PUB

To Top