PUB

Destaques

Destaques da edição 848 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Autárquicas 2024

Estratégia do MpD provocará mexidas no Parlamento e no Governo

A estratégia do MpD para as eleições autárquicas de 2024 provocará, seguramente, mexidas na mesa da Assembleia Nacional e no Governo. O partido está na posse de dados que indicam que a governação não tem uma avaliação muito positiva, correndo o risco de ver isso reflectido nas eleições autárquicas de 2024. Na Praia, nenhum dos nomes escolhidos pelo MpD parece ter força suficiente para destronar Francisco Carvalho.

 

Arrelvamento sintético do campo de futebol São Domingos

IGF “acusa” gestão de Franklin Tavares de “falsificação” de declaração da FCF

O relatório de auditoria da Inspeção Geral de Finanças (IGF) à Câmara Municipal de São Domingos (CMSD) detectou várias irregularidades e ilegalidades na gestão de Franklin Tavares, no período entre 2012 e 2016. Um dos casos considerados graves foi a falsificação de documentos para fugir ao fisco, no processo de importação dos materiais para o arrelvamento do estádio municipal.

 

Desafios e riscos

Nós e a Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial está aí para mudar as nossas vidas, e não há como a evitar. Se em África, os seus efeitos ainda se fazem sentir pouco, governos e multinacionais do resto do mundo procuram encontrar o modelo de regulação para minimizar os perigos. Entre nós, o cabo-verdiano Hélio Africano Varela e o português Gonçalo Pratas, radicado em Cabo Verde há vários anos, ajuda-nos a compreender o fenómeno da IA e os desafios que isso representa para o mundo de hoje.

 

A história de David e Fátima Millard

Da África do Sul para Cabo Verde

Deixaram a África do Sul fugindo da criminalidade, ao racismo e do colapso económico e social. Mas também da desilusão e do sonho perdido da ‘Nação Arco-íris’, imaginado por Nelson Mandela. Em Cabo Verde, na cidade da Praia, no bairro do Palmarejo, onde se instalaram, David e Fátima recomeçaram a vida, com a tranquilidade que procuravam. Os testemunhos das suas vidas são um espelho da história complexa do grande e rico país, cujo futuro parecia, até há pouco, brilhante.

 

Esta Edição nº.  848, do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de Pedro Clóvis Fernandes, Narendra Modi, Carlos Carvalho, Joaquim Arena, Luís Kandjimbo e Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top