PUB

Santiago

Réveillon/Praia: Participantes de “ALOHA” sofrem intoxicação alimentar

Várias pessoas que participaram da conhecida festa de réveillon “ALOHA”, na cidade da Praia, usaram as redes sociais para relatar que foram vítimas de intoxicação alimentar, após participarem do evento. Alguns dizem que tiveram, inclusive, de procurar assistência médica. A Organização já reagiu, lamentando o sucedido. Em causa poderá estar intoxicação por salmonelas.

“Já recebi várias mensagens de pessoas a queixarem-se, também, de intoxicação alimentar. Outras já foram até parar no hospital. Que tristeza. Fomos nos divertir e nos fizeram isso? Espero que haja uma investigação e uma explicação porque isto é grave. Melhoras a todos”, escreveu uma internauta que participou deste evento de final de ano realizado na Prainha.

Outra internauta disse: “Infelizmente eu não fui a única. Só aqui na clínica chegaram mais de 10 pessoas com os mesmos sintomas, tirando aqueles que foram para o hospital. Com certeza vai sair nas notícias devido à quantidade de pessoas infectadas”.

Organização lamenta 

Já a organização, a cargo da empresa de eventos Sigui Sabura e Grupo Mirage, publicou hoje uma nota confirmando que teve a informação de que houve participantes do ALOHA “que sofreram intoxicações alimentares após o evento, tendo alguns sido hospitalizados, provocadas maioritariamente por Salmonelas (possivelmente instaladas em ovos)”.

Os promotores dizem estar a averiguar a situação e o estado de saúde das pessoas.

“Após este alerta, e depois de um período de averiguação para garantir que não se tratava de um ou outro caso isolado, temos estado em contacto com as pessoas que conseguimos localizar e, inclusive já nos dirigimos a algumas unidades de saúde para verificar o estado de saúde de quem ainda lá se encontra”, esclareceu a organização.

Os organizadores argumentaram ainda que quem os conhece, sabe que têm um “cuidado extremo” no processamento de alimentos e que dispõem de “todas as condições para os processar em segurança”, e que não “brincam” com produtos menos frescos e que sabem a “enorme responsabilidade que é colocar comida na mesa”.

Contudo, lamentam o sucedido e reiteram o apoio necessário.

“Infelizmente, salmonelas são extremamente difíceis de detectar, pois não emitem, odores nem tão pouco alteram o aspecto visual dos produtos. Lamentamos profundamente o sucedido. Pedimos que, se sentirem mal-estar, cólicas, vómitos, diarreia, se dirijam de imediato a uma unidade de saúde para que possa ser administrada a medicação correta. Pedimos também que nos contacte e através do número 9114353 para que a nossa equipa possa estar a par da situação e dar o apoio necessário”, concluiu a organização.

O que são salmonelas?

As salmonelas são um grupo de bactérias pertencentes à família Enterobactérias, sendo a salmonela entérica uma das espécies mais conhecidas e estudadas desse género. Essas bactérias são responsáveis por causar infecções alimentares em humanos e outros animais.

As salmonelas são geralmente transmitidas através do consumo de alimentos contaminados, especialmente alimentos de origem animal, como carne crua ou mal cozida, ovos crus ou alimentos preparados de maneira inadequada. As bactérias podem estar presentes no trato intestinal de animais, e a contaminação ocorre durante o processamento dos alimentos ou através do contacto directo com animais infectados.

Os sintomas de uma infecção por salmonela incluem diarreia, febre, cólicas abdominais, náuseas e vómitos. A maioria das infecções por Salmonela é autolimitada e resolve-se por conta própria, mas em alguns casos, a infecção pode ser grave e requerer tratamento médico, especialmente em grupos vulneráveis como crianças, idosos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos.

@Foto de arquivo do ano passado

Geremias S. Furtado

PUB

PUB

PUB

To Top