PUB

Destaques

Destaques da edição 854 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Presidência da República

Nomeação de Marisa Morais sob suspeita de ilegalidade

Os cargos especiais na Administração Pública (conselheiros e assessores) devem ser exercidos em regime de exclusividade e a tempo inteiro. Não foi, contudo, o caso de Marisa Morais que, nomeada conselheira do Presidente da República, residiu no exterior, prestando serviço à distância. O chefe da Casa Civil da PR, Jorge Tolentino, admite o facto, elogiando o “profissionalismo” da sua antiga colaboradora.

 

Rentabilizar os fundos do INPS “é uma exigência legítima”

BCV trava leilões e bancos agradecem

Além de ordenar os bancos comerciais a se absterem de participar nos leilões do INPS, o BCV também instou o BCN a suspender a transferência determinada na operação para rentabilizar os depósitos da previdência social, no valor de 150 mil contos. Instalada a polémica, várias vozes consideram que a Previdência Social não é obrigada a suportar os custos da política monetária em vigor no país, ainda por cima a custo dos seus associados, o trabalhador cabo-verdiano.

 

Manuel Brito-Semedo

“Nós nunca tivemos um ‘destino africano”

Manuel Brito-Semedo, antropólogo e investigador, lança amanhã, na Praia, o seu novo livro, “Cabo Verde – Ilhas Crioulas – da Cidade-Porto ao Porto-Cidade (Séculos XV-XIX)”, para ele uma rejeição da “narrativa da reafricanização” que diz ter-se instalado no país, após a independência, em 1975. Contra o “pensamento único”, nesta entrevista ao A NAÇÃO, Brito-Semedo defende a existência de um discurso “mais realista” sobre todas as componentes da identidade cultural do povo cabo-verdiano. Teremos polémica à volta deste “eterno problema”, a busca da identidade cabo-verdiana?

 

Especial Nhu Santo Amaro

“As mudanças são evidentes e toda a gente consegue ver”

Edil José dos Reis

In Caderno

 

Opinião Irina Lopes

Violação de dados pessoais da cidadã Débora Katiza Carvalho

PUB

PUB

PUB

To Top