PUB

Cultura

São Domingos: Ano Nobu lembrado em concerto intimista

Os vinte anos da morte do músico Ano Nobu serão assinalados no domingo, 14, pela Câmara Municipal de São Domingos, com um concerto denominado “Lembra nos Mestre”.

O concerto, segundo a autarquia, procura dar a conhecer à geração jovem o artista multifacetado do concelho, pelo que todos os anos a Câmara São Domingos tem promovido um conjunto de atividades culturais para assinalar a data.

Fulgêncio da Circuncisão Lopes Tavares, popularmente conhecido por Ano Nobu, segundo Nelson Barros, foi o professor de praticamente todos os músicos de São Domingos, daí o título “mestre”.

Fulgêncio nasceu no dia 01 de Janeiro de 1933 e, por isso, ficou conhecido como Ano Nobu. Natural de São Domingos e descendente de uma família de músicos, aprendeu os primeiros acordes de violão com a mãe e seguiu a tradição musical da família, aprendendo com os mestres António Preto, Ismael e Domingos de Nha Cumazinha.

Foi autor (composição e letra) de mais de 500 mornas, a primeira das quais “July”, composta nos anos 50 – coladeiras e também funanás, batuques e valsas. “Linda”, morna gravada por vários artistas, é uma das suas composições mais conhecidas.

Ano Nobu faleceu em 2004, 13 dias depois de completar 71 anos.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 854, de 11 de Janeiro de 2024

PUB

PUB

PUB

To Top